Pará

Marinha atualiza cartas náuticas para a região dos Estreitos no Marajó (PA)

A Marinha do Brasil publicou quatro novas cartas náuticas atualizadas para a região dos Estreitos, no arquipélago do Marajó, no Pará.

Marinha atualiza cartas náuticas para a região dos Estreitos no Marajó (PA)

Pará - A Marinha do Brasil publicou quatro novas cartas náuticas atualizadas para a região dos Estreitos, no arquipélago do Marajó, no Pará. A área é estratégica para a navegação na Amazônia e as novas publicações trazem informações essenciais para reforçar a segurança no tráfego fluvial.

As cartas foram elaboradas pelo Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4) e fazem parte do 3º Plano Cartográfico Náutico Brasileiro, que prevê a modernização e ampliação da cobertura cartográfica da região. Entre as novidades, destaca-se a primeira Carta de Navegação Eletrônica da área — um marco na modernização dos recursos de navegação na Amazônia.

As atualizações incluem dados detalhados sobre profundidade dos rios, obstáculos submersos, sinalizações náuticas (como faróis e boias), entre outros auxílios à navegação. A medida representa um avanço importante para o transporte fluvial, tanto de cargas quanto de passageiros, especialmente no trecho que conecta o Rio Pará ao Rio Amazonas.

A Marinha prevê ainda a publicação de mais sete cartas náuticas para a região, o que ampliará ainda mais a segurança e a eficiência do tráfego fluvial na Amazônia.