Pará

Marcha dos prefeitos inicia amanhã com debates sobre economia e obras

Nélio Aguiar, prefeito de Santarém, diz que expectativa dos gestores com o evento é alta

FOTO: ALEX RIBEIRO / AGÊNCIA PARÁ
Nélio Aguiar, prefeito de Santarém, diz que expectativa dos gestores com o evento é alta FOTO: ALEX RIBEIRO / AGÊNCIA PARÁ

Luiza Mello

A partir desta segunda (27), Brasília vai receber milhares de prefeitos e representantes dos 5.568 municípios brasileiros. É a 24ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Entre os destaques da programação, estão debates sobre a reforma tributária, a retomada de obras federais paralisadas nos municípios, desafios impostos pelo Marco Legal do Saneamento, financiamento da educação e a nova proposta para regulação do transporte público coletivo no Brasil. O evento segue até o dia 30 de março no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

A expectativa dos organizadores é que irão participar do evento na capital federal, mais de nove mil representantes municipais, entre prefeitos, secretários, vereadores e vereadoras. O Pará deve ter uma das mais representativas comitivas, com a participação de cerca de 90 dos 144 prefeitos. “Já temos 83 prefeitos confirmados, que fizeram a inscrição. Já representam mais da metade dos prefeitos e prefeitas do Estado do Pará que estarão presentes ao evento em Brasília”, antecipou ao DIÁRIO o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará e prefeito de Santarém, Nelio Aguiar.

A Famep realizou prévias com os gestores para alinhar os detalhes para a participação do Pará no evento. “O movimento municipalista paraense tem um peso muito forte na marcha e na nossa Confederação Nacional dos Municípios, onde, inclusive, eu faço parte da diretoria executiva”, lembrou Aguiar, que é tesoureiro da CNM.

A programação da Marcha prevê para esta segunda, o credenciamento dos participantes, seguido dos encontros definidos como “arenas técnicas”, espaços que propõem debates específicos sobre temas do momento com o objetivo de esclarecer dúvidas e ouvir experiências dos gestores que vivem o dia a dia das prefeituras. Durante a semana serão debatidos temas como a reorganização e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), os consórcios públicos intermunicipais, a gestão ambiental nos municípios, entre outros importantes temas para aprimorar a gestão nas cidades brasileiras.

Nélio Aguiar, prefeito de Santarém, diz que expectativa dos gestores com o evento é alta
FOTO: ALEX RIBEIRO / AGÊNCIA PARÁ

FORÇA

A abertura oficial da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorre na terça (28), e será seguida por dois debates técnicos de temas considerados fundamentais na pauta municipalista: o Pacto Federativo e a Reforma Tributária. “A Marcha é o momento que representa o poder de pressão para a pauta municipalista. É o momento de demonstrar a força do nosso movimento em defesa dos municípios porque acreditamos na importância, no papel dos municípios para o bem-estar, para a qualidade de vida do cidadão. Precisamos de municípios fortes e, com isso, trazer avanços para benefícios para a população”, defende o presidente da Famep.

Nélio Aguiar reforça a expectativa entre os gestores municipais paraenses. “É a primeira marcha do primeiro ano, dos primeiros meses do governo do presidente Lula. Então, é uma marcha muito importante devido a esse diálogo que a gente faz da pauta municipalista no Brasil com o governo federal”, ressaltou o prefeito. “Teremos a presença de vários ministros e representantes de ministérios importantes para a gente fazer esse diálogo. Há também a oportunidade de ampliar o diálogo com a Câmara Federal, com o Senado Federal, onde nós temos pautas importantes, projetos importantes, tramitando. Inclusive, temos pautas também no Supremo Tribunal Federal” lembrou Nelio.