O Comando Militar do Norte (CMN) está promovendo um intenso exercício de Simulação Viva, que envolve a atuação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. A atividade integra o Programa de Adestramento Avançado da Força e faz parte da preparação para sua certificação como Força de Prontidão, supervisionada pelo Comando de Operações Terrestres (COTER).
O exercício acontece entre os dias 22 e 29 de agosto, em diversos municípios do Pará: Marabá, Novo Repartimento, Tucuruí e Breu Branco (Vila Moru).
Realismo e tecnologia no campo de treinamento
A Simulação Viva tem como objetivo colocar os militares em situações o mais próximas possível de um ambiente real de combate, com tropas atuando em terreno físico, contra uma força oponente simulada, dentro de um cenário tático predefinido.
Para isso, são utilizados recursos tecnológicos que reproduzem os efeitos letais e destrutivos de um conflito, sem o uso real de armamentos, garantindo segurança e realismo durante a simulação.
Além de aprimorar técnicas, táticas e procedimentos militares, o exercício fortalece o uso de tecnologias aplicáveis tanto em operações de guerra quanto em ações conjuntas com agências civis, especialmente importantes no contexto da preparação para grandes eventos, como a COP30.
Foco na prontidão e na proteção da Amazônia
A atividade marca um passo essencial na certificação da 23ª Brigada como Força de Prontidão, reforçando sua capacidade operacional e logística, bem como sua atuação na Defesa e Proteção da Amazônia Oriental, uma das regiões estratégicas do país.