“O repasse do governo é de R$ 50 milhões, para que a obra possa acontecer e ser fundamental para uma alternativa de integração nessa região. E vou adiantar que estamos concluindo os estudos para fazer um viaduto no encontro da BR-230 (Transamazônica) com a BR-155, ali no KM-06, para a gente tirar aquela rotária que atrapalha a vida da população de Marabá, e também para quem vem de Xinguara, de Eldorado, São Domingos, e se encontra naquele trecho congestionado. Vamos dar uma solução para melhorar o tráfego nesse trecho”, anuncia o governador.
Segurança – A estrutura está sendo erguida com sistema estaiado, a exemplo de duas das quatro pontes da Alça Viária e da ponte de Outeiro (distrito de Belém), entregue pelo Governo do Pará. O sistema de estaiamento consiste na instalação de cabos de aço fixos em hastes centrais de concreto.
Os principais elementos na construção dessa ponte são os mastros, os estais (cabos de aço), o tabuleiro (constituído de laje e vigas) e a fundação. A terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas vai ligar o Núcleo Nova Marabá ao bairro de Novo Horizonte, na Cidade Nova, melhorando a mobilidade urbana.
Atualmente, a obra está em fase de implantação das fundações e mesoestrutura. O projeto da ponte, que começou a ser executado há três meses, prevê 1,85 m de faixa de passeio e trecho estaiado de 240 metros.
Segundo a Prefeitura de Marabá, que executa a obra, a fundação está pronta e sete estacas já estão fincadas na água, das 12 necessárias. No total, serão 24 estacas. Os pilares serão assim distribuídos: Em terra, nove apoios executados. Faltam três travessas em terra. Há três apoios executados; faltam seis.
Para o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, a terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas é uma necessidade e aspiração do povo de Marabá.
“O governador Helder Barbalho foi muito sensível ao tomar conhecimento da ponte, da dificuldade financeira do município. O governador contribuiu com quase 50% do valor total da obra, orçada em 110 milhões, para que houvesse uma rapidez na obra, o que está ocorrendo. Sem dúvida nenhuma, dará uma maior mobilidade, melhor conforto e alternativa para esse trânsito já tão caótico aqui em Marabá. O governo do Estado está de parabéns por contribuir. Temos um governador sempre parceiro dessas grandes obras”, afirma o secretário.
Outras estruturas – A previsão de conclusão da obra é de 16 meses, com entrega até o final de 2024. O titular da Setran, Adler Silveira enfatiza que essa terceira ponte é a 12ª ponte de grande porte projetada para garantir a integração entre as regiões paraenses.