Entretenimento

Mais uma edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é lançada

Para o presidente em exercício do Grupo RBA Camilo Centeno, o Diário Contemporâneo de Fotografia é uma premiação consolidada, sobretudo na valorização da arte por meio da fotografia Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
Para o presidente em exercício do Grupo RBA Camilo Centeno, o Diário Contemporâneo de Fotografia é uma premiação consolidada, sobretudo na valorização da arte por meio da fotografia Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

Alexandre Nascimento

Foi lançada, na noite de ontem (14), em Belém, a 13ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia (DCF). O evento, que retorna após dois anos por causa da pandemia de Covid-19, é realizado pelo DIÁRIO DO PARÁ, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), Associação Fotoativa, Prefeitura de Belém, por meio da Codem e Solar da Beira, colaboração da Sol Informática e patrocínio da BBF.

O evento confirmou que o edital de inscrição estará aberto a partir do próximo dia 18 e segue até o dia 16 de fevereiro de 2024, de forma on-line e gratuita, a fotógrafos do Brasil e do exterior. “Destas inscrições, 15 fotógrafos serão selecionados e irão se somar aos 25 fotógrafos convidados. Serão 40 artistas que irão abrilhantar o prêmio com belas fotos na mostra, que estarão expostas no Museu Casa das Onze Janelas, Museu da UFPA, Solar da Beira e Associação Fotoativa, ano que vem”, disse Mariano Klautau, curador do DCF.

Ainda de acordo com a organização do DCF, dos 40 artistas participantes, seis serão contemplados com os Prêmios Aquisição, de R$ 7 mil, assim como a ajuda de custo de R$ 2 mil para a produção das obras. “Além da premiação em dinheiro, eles irão compor o acervo fotográfico do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia”, completou Mariano Klautau.

VALORIZAÇÃO

Para o presidente em exercício do Grupo RBA Camilo Centeno, o Diário Contemporâneo de Fotografia é uma premiação consolidada, sobretudo na valorização da arte por meio da fotografia. “O prêmio chega na sua 13ª edição porque já é reconhecido como uma das principais premiações de fotografia do Brasil, já que atrai fotógrafos de todo o Brasil e do mundo. Na realidade, temos o prazer de organizar o DCF porque, mais do que premiar, nosso evento valoriza a arte registrada por meio da fotografia”, declarou Centeno.

“A Secretaria de Cultura tem a satisfação de apoiar eventos de arte e cultura e, nesse contexto, fotografia também é expressão artística. Por isso, estamos juntos do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia”, concluiu Ursula Vidal, secretária de estado de Cultura.