SAÚDE

Mais Médicos 2025: Pará receberá 169 vagas em novo edital 

Ministério da Saúde anunciou o primeiro edital de 2025 do Programa Mais Médicos, com a contratação de 2.279 profissionais.

Ministério da Saúde anunciou o primeiro edital de 2025 do Programa Mais Médicos, com a contratação de 2.279 profissionais para atuar em 4.771 municípios. Desse total, 169 vagas serão destinadas ao estado do Pará. Com isso, o programa alcançará mais de 28 mil médicos em atividade em todo o país, beneficiando mais de 66 milhões de pessoas.

Os profissionais atuarão nas equipes de Saúde da Família, realizando atendimento próximo à população e encaminhando, quando necessário, para consultas com especialistas. Uma ferramenta essencial para agilizar o atendimento é o e-SUS APS, um prontuário eletrônico gratuito que integra informações do paciente entre a atenção primária e a atenção especializada.

Além disso, o Ministério da Saúde recepcionou 402 médicos formados no exterior por meio do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Esses profissionais começarão a atuar em abril em 22 estados, incluindo 27 municípios paraenses e 3 Distritos Sanitários de Saúde Indígena (DSEIs).

Programa Mais Médicos dobrou o número de profissionais em atividade: de 13,1 mil em 2022 para 26 mil em 2025. O programa também promove a igualdade étnico-racial, com vagas afirmativas para médicos negros, quilombolas, indígenas e com deficiência.

Os gestores municipais têm até 24 de março para confirmar as vagas no sistema e-Gestor. O resultado do edital será divulgado em 8 de abril. A Amazônia Legal será uma das regiões mais beneficiadas, com 473 vagas em 709 municípios.

MAAv é uma iniciativa que oferece capacitação sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)equidade étnico-racialsaúde mental e o programa Bolsa-Família. Ao final, os médicos passam por uma avaliação, precisando atingir uma média mínima de 50% para aprovação.