Moradores de Castanhal e Capanema, no nordeste paraense, vivem a expectativa pela entrega das novas Usinas da Paz. As obras de construção dos novos complexos de cidadania do governo estadual já estão em fase de finalização.
As UsiPaz estão em áreas estratégicas, e têm estruturas modernas para garantir mais de 70 serviços gratuitos de cidadania, saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cultura e lazer. No município de Castanhal, as obras de construção da nova Usina da Paz já se aproximam dos 100% de serviços executados. O equipamento público fica no bairro Jaderlândia, e vai reunir serviços e atividades para a transformação social das famílias.
O novo complexo ocupa uma área construída de 10 mil metros quadrados, e vai ter prédios para a emissão de documentos e atendimentos de saúde, bibliotecas, teatro, piscina, complexo poliesportivo, espaço multicultural, estacionamento, quadra aberta, entre outros.
As obras de construção da Usina, em Capanema, alcançaram 94% dos trabalhos executados e também se encaminham para a conclusão. A nova unidade, também, vai dispor de espaços para a emissão de documentos, cursos profissionalizantes, bibliotecas e salas de estudo, atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, orientação jurídica, além de ginásio poliesportivo, quadra de areia, academia ao ar livre, teatro, parque infantil e piscina.
Atualmente, 28 novas Usinas da Paz estão sendo construídas no Pará, nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinas, Benevides, Tomé-Açú, Icoaraci e São Félix do Xingu.