O governo do Pará, por meio do Corpo de Bombeiros Militar realizou nesta quarta-feira (24), a Solenidade de Troca de Luvas e Divisas: um ato de reconhecimento, conquista pessoal e profissional. Este ano, 472 bombeiros militares foram promovidos. Destes, 28 são oficiais e 444 praças. Esta é a terceira maior promoção do CBM Pará, em seus 141 anos de fundação.
O ato solene tem o objetivo de atender às necessidades da Instituição, assim como reconhecer a importância do serviço do Bombeiro Militar pelos critérios de merecimento e/ou antiguidade. O governador do Pará, Helder Barbalho, participou da cerimônia ao lado de representantes das forças estaduais de segurança pública.
“Lamentavelmente, ao longo do tempo, estas promoções não foram respeitadas. E o que nós estamos buscando fazer agora é assegurar com que este tempo perdido seja recuperado, garantir com que cada um de vocês possa estar motivado a trabalhar, motivados a servir e garantir a proteção da nossa população. Nós, no dia de hoje, fizemos a terceira maior promoção da história desta corporação, todas dentro da nossa gestão. Uma demonstração clara de que esta é uma política de governo”, garantiu o governador Helder Barbalho.
Durante a programação do evento, também aconteceu a apresentação do pelotão e a troca de luvas e divisas, simbolicamente realizada pelos paraninfos dos promovidos. Ao final, o tradicional banho da promoção foi realizado pela viatura de incêndio em homenagem aos militares que assumiram uma nova patente.
A atual gestão incrementou em mais de 400 novos bombeiros militares e com a realização do novo concurso público, até o final deste ano, quando 1.943 novos bombeiros militares estarão em formação. “Isso significará que, este ano, somado com o concurso do ano passado, nós praticamente iremos dobrar o efetivo do Corpo de Bombeiros militares do Pará em uma única gestão. Isto é a demonstração efetiva do quanto é importante o Corpo de Bombeiros”, disse o governador.