A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordena uma grande operação para garantir a tranquilidade na realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CPNU), marcado para este domingo, 5 de outubro, em todo o país. Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o certame mobilizará no Pará um contingente de mais de 400 agentes públicos em ações de segurança e logística.
De acordo com a organização, o Brasil tem 761.528 candidatos inscritos, e o Pará ocupa a sétima posição no ranking nacional, com 35.957 concorrentes. As provas no estado ocorrerão em 76 locais de ensino distribuídos em 17 municípios: Belém, Ananindeua, Barcarena, Cametá, Bragança, Breves, Tucuruí, Marabá, Altamira, Santarém, Monte Alegre, Oriximiná, Redenção, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Itaituba e Parauapebas.
Logística e monitoramento
O planejamento começou meses antes do exame e inclui a escolta dos malotes de provas pela Polícia Militar em parceria com os Correios, desde o dia 29 de setembro. No domingo, as operações serão acompanhadas em tempo real a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC), em Belém, ativado às 7h da manhã para coordenar desde a chegada dos malotes até a chamada “escolta reversa” — o transporte das provas finalizadas de volta à central de armazenamento, de onde seguirão para correção em outro estado.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, explica que a operação é resultado da integração entre diferentes esferas do poder público.
“Mobilizamos cerca de 400 agentes de segurança, com a participação de órgãos estaduais, federais e municipais, para garantir a normalidade do processo. A Polícia Militar fará a escolta dos malotes junto aos Correios, enquanto nossas equipes reforçam a presença nos locais de aplicação, intensificando rondas e monitoramento no entorno. Tudo foi planejado com antecedência para que os candidatos tenham tranquilidade e segurança no dia da prova”, afirmou.
Além do reforço humano, a tecnologia será aliada fundamental. Este ano, o Ministério da Justiça implantará o Sinespcard 3.0, ferramenta de gestão operacional que permite acompanhar todas as ocorrências em tempo real. A plataforma estará integrada ao Ciop da Segup, que transmitirá as informações diretamente ao Centro de Comando Nacional, em Brasília. “Com o sistema, centralizamos todo o monitoramento em Belém, otimizando recursos e garantindo que cada ocorrência seja registrada, acompanhada e solucionada de forma imediata”, destacou Ualame.
Videomonitoramento
O acompanhamento das provas contará ainda com 390 câmeras espalhadas por todo o estado, sendo 31 apenas na Região Metropolitana de Belém. Totens de segurança pública também reforçarão o monitoramento, garantindo respostas rápidas a qualquer situação registrada nos locais de prova ou no entorno.
Ação integrada
A operação reúne um amplo leque de instituições: polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Detran, Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Grupamento Aéreo (Graesp), além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Guardas Municipais, órgãos de trânsito locais, Correios, concessionária Equatorial Energia e secretarias municipais de saúde e Samu. A banca responsável pela organização do concurso também atua em conjunto no esquema.
A primeira etapa do Concurso Nacional Unificado será concluída neste domingo, 5. Já a segunda fase está prevista para o dia 7 de dezembro, quando novas provas serão aplicadas em todo o Brasil.