O Governo do Estado realizará nesta quarta-feira, 29, a entrega do cheque do programa Bora Estudar aos 3.200 estudantes da Região Metropolitana de Belém que obtiveram notas superior a 900 no Enem ou tiveram melhor desempenho em sala de aula. A iniciativa é inédita no País.
Ao todo, alunos de cerca de 19 mil turmas de escolas do estado serão beneficiados com a iniciativa pioneira no país que tem objetivo ceder créditos de R$ 10 mil para construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da casa dos estudantes.
Conforme o programa, será concedido o crédito aos estudantes que se adequam aos seguintes critérios:
– Concluíram o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental no ano letivo de 2023 na rede estadual de ensino e que obtiveram os melhores desempenhos em Língua Portuguesa, Matemática e aspectos socioemocionais; estabelecido em parecer elaborado por um dos órgãos colegiados da escola, conforme critérios de aprendizagem e modelo de ata de registro constantes no anexo único da Instrução Normativa;
– Concluíram o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou Ensino Médio no ano letivo de 2023 na rede estadual de ensino e que obtiveram os melhores resultados após apuração da média dos componentes curriculares da turma, extraído do SIGEP, considerando a Matriz Curricular da rede estadual de ensino;
– Concluíram a 3ª série do Ensino Médio no ano de 2023 na rede estadual de ensino e que obtiveram nota a partir de 900 pontos na redação do Enem 2023. Os estudantes deverão apresentar comprovante da nota de redação do Enem de 2023.
O benefício não se acumula nos casos em que o estudante da 3ª série do Ensino Médio tenha obtido os melhores resultados após apuração da média dos componentes curriculares da turma em 2023 e tenha obtido nota a partir de 900 pontos na redação do Enem 2023. Serão considerados os resultados das atividades avaliativas, aqueles obtidos até o final do ano letivo de 2023.