VEJA A AGENDA COMPLETA

Lula visita Belém e Marajó para conferir obras antes da COP30

Projetos como Porto Futuro II e Parque da Cidade marcam a agenda do presidente na região.

Lula voltará ao Pará nesta semana. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula voltará ao Pará nesta semana. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Faltando pouco mais de um mês para o início da COP30, o presidente Lula desembarca em Belém na próxima quinta-feira (2) para uma visita de dois dias. Lula chega ao Pará para cumprir uma extensa agenda de inaugurações e vistoria às obras que preparam Belém para receber os participantes da COP30.

A primeira parada será no Marajó, onde o presidente participa da inauguração da creche Afonso Brito, em Breves. A obra, iniciada em 2011, foi paralisada junto com outras mais de 100 construções na região. Em seguida, Lula visita a Orla de Breves, onde participa da cerimônia de entrega de uma série de projetos do Ministério da Educação. Na ocasião, será anunciada a retomada das obras do projeto FNDE Chegando Junto, que atende, entre outras regiões, a Ilha do Marajó.

O FNDE Chegando Junto é uma iniciativa que busca levar, de forma integrada, intensiva e prioritária, todos os programas e ações da autarquia federal para regiões específicas do país. Essas regiões são selecionadas com base em critérios e indicadores técnicos que identificam a necessidade de uma atuação mais focada. Na primeira fase, em 2024, o projeto teve como foco o estado do Amapá e a região do Marajó, no Pará, ambos no Norte do Brasil.

BELÉM

No início da tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Belém. A partir das 16h30, acompanhado de uma comitiva que inclui o governador do Pará, Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Gassan, os ministros paraenses Jader Filho (Cidades) e Celso Sabino (Turismo), além de outras autoridades locais e do governo federal, Lula inicia a visita às obras.

A primeira visita será ao Porto Futuro II, complexo cultural e de lazer em fase de conclusão. O presidente percorrerá o Museu das Amazônias, espaço dedicado à valorização da ciência e tecnologia locais, que abrigará a exposição “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado.

Ainda no Porto Futuro II, Lula visitará as obras do Centro Gastronômico e do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço que conectará sustentabilidade, cooperação e inovação, gerando oportunidades de bionegócios para toda a Amazônia.

Na sexta-feira (3), às 9h, o presidente visitará as obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União. Em seguida, às 10h, vistoriará o Parque da Cidade, local onde ocorrerão os eventos da COP30. A partir das 13h30, Lula participará da Cerimônia de Anúncios de Investimentos em Drenagem e da Inauguração do Parque Linear da Nova Doca.