ENTREGA

Lula e Helder entregam Parque Linear da Doca na tarde de hoje

Uma das principais obras que ficará como legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Foto: Agência Pará
Foto: Agência Pará

Uma das principais obras que ficará como legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada na capital paraense em novembro, o Parque Linear da Nova Doca, localizado na Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, em Belém será entregue na tarde de hoje pelo governador do estado, Helder Barbalho, com a presença do presidente Lula.

Executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o parque possui infraestrutura moderna e multifuncional, oferecendo à população um amplo espaço público voltado ao lazer, à cultura, à convivência e ao contato com a natureza. o projeto conta com parceria com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional.

São 24 mil metros quadrados (m²) de área construída e requalificada, distribuídos ao longo de 1,2 quilômetro de canal, que passou por limpeza e reconstrução do fundo e das paredes.

Destaques urbanísticos 

Entre os destaques urbanísticos estão oito quadras com infraestrutura completa, incluindo ciclovia, passarela metálica com mirante, quiosques com banheiros, jardins, áreas para piquenique, eventos e práticas esportivas, contemplação, alimentação, recreação, espaço pet, redário, balé das águas, parques infantis com brinquedos acessíveis, bicicletário, academia ao ar livre, quadra de basquete, pergolados, chafariz e iluminação em LED, além de bebedouros, bancos, mesas e lixeiras.

Soluções de infraestrutura

A intervenção também incorpora soluções de infraestrutura e sustentabilidade, como a substituição das comportas para controle da maré e prevenção de alagamentos. Foram pavimentados 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco e construídas novas redes de esgoto sanitário.

Paisagismo inovador

As áreas receberam o plantio de espécies que compõem o paisagismo da Nova Doca. Ao todo, estão previstas 180 árvores distribuídas pelas oito quadras do Parque Linear. A estratégia de purificação da água inclui o sistema de tratamento de efluentes por wetlands, os chamados “jardins filtrantes”, que utilizam plantas para filtrar as impurezas do canal e devolver a água purificada, promovendo oxigenação e redução dos impactos ambientais.

Fotos: Agência Pará