PRESIDENTE NO PARÁ

Lula cobra punição por obras paradas e entrega creche após 14 anos no Marajó

Em Breves, Lula entregou três unidades educacionais: a creche Professor Afonso Brito da Cruz, iniciada em 2011 e paralisada por anos.

Lula entrega creches, cobra fim de obras paradas e anuncia novos investimentos na educação do Marajó
Lula entrega creches, cobra fim de obras paradas e anuncia novos investimentos na educação do Marajó Lula entrega creches, cobra fim de obras paradas e anuncia novos investimentos na educação do Marajó

Em visita à Ilha do Marajó nesta quinta, 2, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou gestores que deixam obras inacabadas e defendeu punição a administradores que interrompem projetos por divergências políticas.

“Obras estão sendo inauguradas 15 anos depois. Eu, sinceramente, acho que muitos administradores públicos deveriam ser presos por irresponsabilidade. Quando você paralisa uma obra porque foi o adversário que começou, está desrespeitando o povo da sua cidade”, afirmou.

Em Breves, Lula entregou três unidades educacionais: a creche Professor Afonso Brito da Cruz, iniciada em 2011 e paralisada por anos. A creche tem capacidade para atender 128 crianças. A obra, resultado da colaboração entre o Governo Federal e a prefeitura local, representa um passo importante na melhoria do acesso à educação na região. A inauguração em Breves reforça os compromissos da gestão estadual para novas entregas e investimentos educativos na região.

Participaram do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Pará, Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan, além dos ministros da Educação, Camilo Santana, das Cidades, Jader Filho, e do Turismo, Celso Sabino, e demais autoridades.

O governador Helder Barbalho ressaltou que a entrega da nova creche representa uma conquista importante, resultado da parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Breves, retomando obras paralisadas e garantindo às crianças do Marajó acesso à educação de qualidade desde a primeira infância. Helder ressaltou que a união de esforços é essencial para enfrentar os desafios históricos da região.

Lula também anunciou a conclusão da escola São Sebastião Rio Limão do Japichaua, na zona rural de Breves e da escola Francisco Chagas da Costa, em Melgaço, município onde serão retomadas sete obras educacionais, cujas ordens de serviço foram assinadas por Lula e pelo governador Helder. O investimento na região totaliza mais  de R$ 3 milhões, incluindo a construção de escolas, creche e quadra poliesportiva.

A soma de todo o recurso destinado ao Novo PAC em obras que fazem parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica alcança o valor de R$ 126,9 milhões. Neste pacote está prevista a conclusão de empreendimentos parados em todo o país. No Marajó, 115 obras estão incluídas no programa. Em escala nacional, 2.544 foram autorizadas para retomada e 507 já concluídas.

ACESSO À ÁGUA E ENERGIA

O presidente também assumiu compromissos adicionais com a região, como ampliar o acesso à água e energia elétrica, reforçar a saúde e avançar na implantação de uma universidade no arquipélago.

Além disso, O Marajó foi contemplado em 2024 com a primeira fase do projeto FNDE Chegando Junto, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A iniciativa busca concentrar ações de apoio técnico, monitoramento e programas federais em áreas prioritárias, com foco em alimentação escolar, valorização dos profissionais da educação, transporte e distribuição de livros didáticos. Na primeira etapa, o projeto abrangeu o Amapá e o Marajó. Em 2025, alcançará Maranhão e Roraima.