Pará

Lula chega nesta sexta a Belém; veja agenda do presidente no Pará

O governo federal, por meio do presidente Lula, sancionará o projeto de lei que visa garantir a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O governo federal, por meio do presidente Lula, sancionará o projeto de lei que visa garantir a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumprirá agenda no Pará neste final de semana. A chegada do petista é cercada de muita expectativa e será a primeira vinda dele ao Estado após vencer as eleições presidenciais e, por tabela, em seu terceiro mandato como presidente. Lula teve votação expressiva no Pará e tem nos quadros do seu governo vários representantes locais, entre eles o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

Lula e Jader Filho, por sinal, vão entregar neste sábado, 17, 222 unidades do residencial Angelim, em Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins. A obra, iniciada em 2012, faz parte do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV), extinto durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e recriado neste terceiro mandato petista.

Em fevereiro deste ano, Jader Filho foi a Abaetetuba para conferir o retorno das obras. Esta também será a primeira entrega do novo Minha Casa Minha Vida no Pará. Nessa mesma ocasião ele também esteve no distrito de Outeiro, em Belém, para participar da cerimônia de relançamento do programa, que marcou a retomada das obras do Residencial Viver Outeiro, iniciadas em 2014.

O ministro fez questão de reforçar que além de dar moradia às pessoas, o programa tem impacto positivo na economia, contribuindo para a geração de emprego e renda. Todos os materiais necessários para a construção, acabamentos e reformas são adquiridos no comércio local.

No Pará foram compradas 105 mil unidades habitacionais para contemplar a população, sendo que 25 mil unidades não foram entregues e 18 mil obras estão paralisadas. De acordo com o titular da pasta das Cidades, a meta é retomar todas elas para que as pessoas que mais precisam possam finalmente realizar o sonho da casa própria.

Logo após o evento, marcado para às 9h, o presidente da República e sua comitiva, acompanhado de muitos políticos locais, participarão de outro ato, agora em Belém. Ele participará da Cerimônia de Anúncio Oficial da Realização da COP 30 no município de Belém, em 2025, e Assinatura da Ordem de Serviço para Início das Obras do Porto Futuro II, localizado na Avenida Marechal Hermes – Praça Pedro Teixeira.

Segundo a assessoria presidencial, Lula chegará em Belém na noite desta sexta-feira, 16. Às 18h, ele partirá de Brasília (DF), da base aérea, com destino à capital paraense. O desembarque em Belém acontecerá às 20h30, na Base Aérea de Belém.