Pará

Lojas se especializam em produtos naturais e atraem clientes

Ana Laura Costa

Em Belém, lojas especializadas na comercialização de medicamentos ou produtos naturais à base de plantas ou ervas, já são encontradas facilmente em muitos bairros da capital paraense. E os estabelecimentos têm tido bons retornos financeiros com o aumento das vendas e intensa procura por parte de consumidores, principalmente nesta época de inverno amazônico.

Em uma loja situada na travessa Mauriti, no bairro da Pedreira, em Belém, a gerente Dinara Silva, 28 anos, conta que as vendas aumentaram cerca de 20% neste período do ano. Os consumidores procuram, especialmente, por ervas como Guaco, um expectorante natural que serve também para pessoas alérgicas. As ervas doce, anis estrelado, hortelã e eucalipto também são as mais procuradas no momento. “Erva-doce porque é antigripal e aumenta a imunidade, o eucalipto as pessoas usam para fazer banho e tirar o excesso de secreção. No geral são mais esses que saem, e aumenta neste período de inverno amazônico”, disse.

Além das ervas, alimentos como grão-de-bico, gergelim branco, granola, castanha-do-pará, também são bastante consumidos por clientes, que já seguem uma linha mais natural para cuidar da saúde a partir da alimentação. É o caso de Hilda Fernandes, 57, que afirma ter preferência por medicamentos ou alimentos naturais, independente da época do ano.

“Procuro cuidar da minha imunidade por meio da alimentação, então não espero chegar num período específico para me prevenir. Tento através de uma alimentação com produtos naturais. Então, costumo consumir castanhas, arroz integral, amêndoas… tudo para fortalecer a imunidade”, afirma.

Já no bairro da Sacramenta, a nutricionista e proprietária de uma loja de produtos naturais, Argélia Mendes, 49, pondera que o mercado de produtos naturais vem crescendo e o número de consumidores também. Segundo ela, as pessoas que chegam até à loja já estão cheias de informação a respeito dos benefícios e do que realmente querem.

Extrato de própolis em gotas ou em xarope, assim como o açafrão-da-terra ou cúrcuma, como também é conhecido, têm liderado as vendas. “O extrato de própolis porque atua nas funções celulares, consegue atuar como anti-inflamatório e você pode tomar como shot matinal, na água com limão”, pontua.

A nutricionista também pontua as propriedades do açafrão-da-terra. “Melhora a digestão, além de combater gripes e resfriados, uma vez que a gripe não tem remédio específico. O açafrão atua no aumento da resistência das células, além de reduzir os processos inflamatórios”, destaca.

1 Hilda (dir.) prefere comprar alimentos naturais 2 Argélia Mendes 3 Dinara Silva Legenda FOTOs: wagner almeida