A juíza titular da 3ª Vara Criminal de Belém, Cristina Collyer, agendou para a próxima terça-feira, dia 18, a audiência de instrução do crime de latrocínio que resultou na morte do engenheiro civil, Ruy Martins dos Santos Junior, 38 anos, em setembro de 2022, diante de um canteiro de obras onde ele trabalhava, na avenida Gentil Bittencourt, bairro de São Brás, em Belém.
Dois acusados estão em liberdade: Fabrício Carvalho Gomes e José Jefferson Resende de Souza. Na audiência serão ouvidas cinco testemunhas.
Na denúncia oferecida pela promotoria, consta que José Jefferson conduzia o veículo marca Gol, cor branca, enquanto Fabrício Carvalho era o homem encarregado de identificar possíveis vítimas usando cordões de ouro e o terceiro comparsa, Raimundo Kleber Lima Jorge, já falecido, efetuava a subtração do objeto. Um quarto participante que não foi identificado conduzindo uma motocicleta, dava cobertura para toda a ação.
O engenheiro estava em frente ao canteiro de obras quando o motociclista passou, viu a vítima de costas, avisou ao comparsa que saiu do veículo e atacou o engenheiro que tentou se desvencilhar, ocasião na qual o acusado efetuou pelo menos três disparos tirando a vida do trabalhador.