Pará

Justiça Federal deve julgar ação sobre consulta em porto da Cargill

Justiça Federal deve julgar ação sobre consulta em porto da Cargill Justiça Federal deve julgar ação sobre consulta em porto da Cargill Justiça Federal deve julgar ação sobre consulta em porto da Cargill Justiça Federal deve julgar ação sobre consulta em porto da Cargill
Segundo a Defensoria, a empresa se aproveita da vulnerabilidade de pessoas com pouca instrução, idosos e endividados, prometendo liberação rápida de crédito
Segundo a Defensoria, a empresa se aproveita da vulnerabilidade de pessoas com pouca instrução, idosos e endividados, prometendo liberação rápida de crédito Foto: Pixabay

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

A Justiça do Pará reconheceu a competência federal para julgamento de ação que pede consulta prévia, livre e informada a comunidades afetadas pela construção de um porto em Abaetetuba. A decisão acata pedido do MPF em ação da Defensoria Pública do Estado. O terreno do terminal hidroviário, sob responsabilidade da empresa Cargill Agrícola, fica em área do Projeto de Assentamento Agroextrativista Santo Afonso. A consulta é um direito das comunidades tradicionais de serem ouvidas e participarem das decisões que afetem seus territórios, modo de vida e direitos.

COMPETÊNCIA

Para o MPF, é evidente a competência da Justiça Federal na ação, visto que o terreno fica em terras de propriedade da União e sobreposto à comunidade agroextrativista assentada pelo Incra. Além disso, a obra vai afetar povos tradicionais, como os moradores do PAE Santo Afonso e comunidades quilombolas do entorno, que usam o meio fluvial como transporte. Prevista na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, a consulta prevê um diálogo participativo, transparente e livre de pressões para atender a diversidade dos povos.

USINA

Na celebração pelos 362 anos da cidade de Santarém, o governador Helder Barbalho anuncia amanhã a ordem de serviço para a construção da Usina da Paz na região de Integração do Baixo Amazonas. Assim como nas Usinas da Paz anteriores, o projeto inovador visa implementar um modelo singular de segurança pública e cidadania, integrando ações e serviços essenciais nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Serão disponibilizados mais de 70 serviços interdisciplinares, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.

APREENSÃO

A Polícia Civil do Pará apreendeu ontem uma grande quantidade de droga que estava em uma localidade conhecida como Ilha do Periquito, em Santarém. A droga estava submersa no rio Tapajós, acondicionada em embalagem de plásticos. Segundo a polícia, são 834 kg de cocaína, com valor calculado em cerca de R$ 42 milhões. A descoberta da droga ocorreu a partir de uma denúncia anônima, que levou os investigadores da PC a identificar o local onde estava a carga. Todo o material foi levado para a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil.

RACISMO

O Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá reverteu R$ 588.288,00 para o Programa de Formação e Empregabilidade de Universitários Negros como Ação de Enfrentamento ao Racismo, do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA. Dados atualizados mostram que o número de estudantes negros no ensino superior não se reflete no mercado de trabalho. O projeto, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA, propõe apoio financeiro por meio de bolsas de pesquisa e extensão aos discentes que ingressarem por meio das cotas raciais.

MEDALHA

Acontece amanhã, às 16h, na sessão do Colégio de Procuradores de Justiça, a solenidade de entrega da Medalha de 132 anos do Ministério Público do Estado do Pará, em comemoração ao Dia do MPPA. Ao todo, serão 100 agraciados, entre servidores da instituição e autoridades do Pará e de outros Estados. A honraria é concedida a membro e servidor do MPPA, ativo e inativo, bem como a qualquer personalidade ou instituição, pública e privada, em reconhecimento a relevantes serviços e ações prestados ao Ministério Público e à sociedade paraense

LINHA DIRETA

A sessão de ontem da CPMI dos atos golpistas chegou a ser suspensa por 15 minutos após um bate-boca generalizado. Interrompida diversas vezes enquanto interrogava o depoente, Silvinei Vasques, que foi diretor geral da PRF durante o governo Bolsonaro, a relatora dos trabalhos, Eliziane Gama (PSD-MA), mandou o deputado federal Éder Mauro (PL-PA) calar a boca.

“Vai gritar em outro lugar, aqui não. Cale sua boca. Respeite essa comissão. Cale a boca. Não vou aceitar isso na comissão”, afirmou a senadora, reclamando que o parlamentar nem sequer é membro da CPI mista e ali estava só para tumultuar.

O Senado aprovou, nesta terça-feira (20), a medida provisória dos Mais Médicos, sem alterações com relação ao projeto enviado pela Câmara dos Deputados. Com isso, o texto vai para a sanção do presidente Lula (PT).

Das 1.471 vagas previstas para a região Norte, 590 são do Pará, o Estado com maior quantidade de vagas disponíveis dentre os outros sete.

De acordo com balanço do Dieese/PA, houve crescimento no emprego formal no setor da construção civil em abril, na comparação com o mesmo mês em 2022: o saldo positivo foi de 750 novas contratações, o melhor resultado de toda a região Norte.

O pimentão foi o grande vilão do hortifruti no mês passado, também segundo levantamento do Dieese/PA, acumulando o maior dos aumentos na comparação com abril, de quase 12%. Também ficaram mais caros o maço do cariru (9,76%); alfavaca (7,36%); o quilo do pepino (7,19%); e o da beterraba (5,44%).