Pará

Júnior Hage assume mandato tampão em Monte Alegre

O horário diferenciado passou a valer desde o dia 1º de março em razão da proximidade do Fechamento do Cadastro Eleitoral. Confira as mudanças que seguem até o dia 8 de maio:


Foto: Divulgação
O horário diferenciado passou a valer desde o dia 1º de março em razão da proximidade do Fechamento do Cadastro Eleitoral. Confira as mudanças que seguem até o dia 8 de maio: Foto: Divulgação

O ex-deputado estadual Júnior Hage (PP) foi eleito novo prefeito de Monte Alegre, no Baixo Amazonas, em eleição suplementar realizada neste domingo, 9. Hage vai administrar a cidade até o fim do ano, já que em outubro haverá novas eleições. No entanto, a candidatura dele ainda está sob análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele obteve 50,57% dos votos (16.750 votos), contra a segunda colocada, Josefina Carmo (MDB), que alcançou 23,80%, seguida por Anselmo (PSD), com 23,02. Na última colocação ficou João Tomé (Avante), com 2,61%.

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pelo Código Eleitoral. Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para cargos majoritários (presidente da República, governador e prefeito).

Também podem ser convocadas novas eleições quando a decisão da Justiça Eleitoral resulte em indeferimento do registro, cassação do diploma ou perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, a eleição será direta, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.