Carol Menezes
Juíza do Trabalho há 14 anos em Campinas (SP) a paraense Sofia Lima Dutra acaba de lançar seu primeiro livro, “Assédio Moral Digital”, fruto de sua dissertação de mestrado realizado na faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal. A obra destaca as mais diversas formas desse tipo de conduta, bem como discute as consequências para trabalhadores, empregadores, sociedade civil e Estado Democrático de Direito.
A jurista relata que a ideia do tema surgiu durante a pandemia da Covid-19, quando muitos empregados foram colocados em teletrabalho, por ser a única forma de prestação de serviços em muitas atividades.
“Nesse contexto, intensificou-se o controle digital do funcionário pelo empregador, o que viabilizou o aumento dos casos de assédio praticados virtualmente. À primeira vista, a obra é direcionada aos operadores do direito em geral, mas me preocupei também em utilizar uma linguagem possível de alcançar leitores de outras áreas, afinal trata-se de tema que tem relevância não só ao mundo jurídico, mas a todos nós que somos trabalhadores”, justifica a autora.
O livro traz ainda um olhar cuidadoso sobre as leis vigentes, tanto em âmbito internacional quanto nos regimes jurídicos português e brasileiro, a influência das novas tecnologias, de forma a propor uma perspectiva essencial sobre os mecanismos de prevenção e repressão do assédio moral.