Com um espaço moderno destinado à leitura e um rico acervo para pesquisas sobre a memória histórica do comércio paraense, o Espaço Cultural Laércio Wilson Barbalho foi inaugurado ontem (18), na sede da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), em Belém.
O espaço faz parte da Biblioteca Pública Dulce Nazaré de Lima Leoncy, que disponibiliza à sociedade mais de 400 livros, além de um grande acervo de documentos datando da segunda metade do século XIX até o final do século XX, contendo informações sobre comerciantes locais, aberturas e falências de empresas, atas de reuniões, obras editadas pela própria Jucepa sobre direito e legislação comercial.
Para a presidente da Jucepa, Cilene Moreira Sabino de Oliveira, o novo espaço da instituição é motivo de orgulho para todos os paraenses. “A inauguração de mais este espaço cultural vem se juntar à nossa biblioteca pública, como mais uma opção de cultura e conhecimento que a população vai ter a partir de hoje”, afirmou.
HOMENAGEM
O vice-presidente da Jucepa, Vilson João Schuber, que destacou a importância da homenagem a Laércio Barbalho, jornalista e fundador do jornal DIÁRIO DO PARÁ. O jornalista também é pai do senador Jader Barbalho (MDB) e avô do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
“Ele veio de uma origem humilde, saindo do interior para vir estudar na capital. Ou seja, foi galgando espaços e, como todos nós sabemos, galgar espaços exige muito esforço, trabalho duro, espírito empreendedor e, principalmente, um caráter visionário. E a visão dele sempre esteve direcionada para a comunicação social, pois entendia que uma sociedade democrática jamais estaria realmente bem informada se só tivesse uma única fonte de informações”, observou.
O novo espaço cultural público fará parte da biblioteca pública que foi entregue no mês de maio e conta com cerca de 400 livros. O local funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 13h. Os empréstimos estão disponíveis aos servidores da Junta e as consultas estendem-se ao público externo. O Espaço Cultural Público Laércio Barbalho ficará na sede da Jucepa, no bairro de São Brás, em Belém.