Alexandre Nascimento
A 10ª edição da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, realizado na noite desta quinta-feira (24), consagrou a parceria entre a Rádio Clube do Pará e o Dol como vencedora na categoria áudio. Mais do que isso, o Grupo RBA ainda venceu na categoria fotojornalismo, com o DIÁRIO DO PARÁ, que fizeram do veículo de comunicação o maior vencedor da noite, com dois troféus dos quatro em disputa, que incluíram ainda as categorias vídeo e texto de matérias pautadas sobre empreendedorismo.
Agora, os vencedores irão disputar a etapa nacional da premiação, marcada para acontecer em janeiro de 2023. O evento contou com a participação do jornalista Francisco José, ícone do jornalismo nacional.
A matéria intitulada “A vendedora de açaí, a startup e a melhor forma de produzir”, feita pelo radialista Toni Gonçalves e editada por Kleberson Santos, veiculada pelo Dolcast e Rádio Clube do Pará, foi a vencedora na categoria áudio. De quebra, a Rádio Clube ainda ficou com a segunda colocação com matéria, “Sebrae unindo tecnologia, organização e planejamento na beira do rio no Marajó”, novamente com o radialista Toni Gonçalves. “Sou bicampeão como melhor matéria e, também, como segundo lugar, igual foi ano passado. É uma satisfação enorme vencer essa importante premiação”, declarou o radialista.
O fotógrafo Wagner Almeida, do DIÁRIO DO PARÁ, foi o vencedor na categoria fotojornalismo, ao ilustrar a matéria intitulada “Muito além do lucro, mudanças de vida”, escrita pelo jornalista Diego Monteiro e publicada na edição do dia 14 de maio deste ano, do DIÁRIO do PARÁ. “Quando me apresentaram a matéria, me inspirei ainda mais em fazer belas fotos. Mas, agradeço o apoio de todos, desde a produção ao repórter, que me incentivaram a inscrever para concorrer a esse prêmio”, comemorou Wagner Almeida.
A premiação também foi motivo de comemoração para a diretoria do Sebrae, uma vez que considera os veículos de comunicação parceiros na divulgação das ações de empreendedorismo da instituição.
“O Sebrae tem o compromisso de estimular o empreendedorismo, os pequenos negócios por meio de ações e programas de incentivo, mas não seria devidamente divulgado se não fosse o jornalismo. Dessa forma, o Sebrae busca contemplar o trabalho jornalístico da nossa região, que é de qualidade e parceiro em incentivar o empreendedorismo”, declarou Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae-PA.