O jornal DIÁRIO DO PARÁ completa 40 anos de história nesta segunda-feira (22). Há quatro décadas, o jornal assumiu o compromisso de levar informação de qualidade à sociedade paraense. E, para
celebrar mais um aniversário, o DIÁRIO DO
PARÁ presenteou os seus milhares de leitores lançando o novo site do jornal, que poderá ser
acessado pelo endereço www.diariodopara.dol.com.br.
Camilo Centeno,
vice-presidente do grupo RBA, detalhou sobre o funcionamento do novo site. Ao entrar na página, o leitor terá acesso gratuito a
todas as notícias veiculadas no jornal, inclusive edições anteriores. “O foco
serão as notícias que estão acontecendo no momento e que serão as manchetes do
dia seguinte. Quem quiser buscar apenas notícias, poderá acessar o site. E os
que quiserem além da informação, outros conteúdos como entretenimento, serviços
e informações de outros veículos, poderá acessar o DOL”, detalha Centeno.
História
Jader Barbalho Filho,
presidente do grupo RBA, relembrou que o Diário do Pará nasceu ainda na reta final da ditadura militar, como veículo para oferecer um contraponto à sociedade.
“E foi isso que o meu avô (jornalista Laércio Barbalho) e o meu pai (senador Jader Barbalho) fizeram: criaram o DIÁRIO para levar a opinião e
a informação daquilo que ninguém tinha acesso nos outros veículos de informação
que estavam estabelecidos. E foi para isso que o DIÁRIO surgiu. Já em 1995 houve uma virada. O jornal sai dessa característica
política para ser um jornal comercial, ajudando ao leitor a encontrar aquilo
eles queriam”, explicou.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
A partir daí, foi criado um jornal com muitas novidades, entre elas suplementos em formato tabloide para destacar os noticiários de esporte e polícia, algo inédito até então na região Norte. “A partir de então, e com novos projetos e produtos diferenciados, o DIÁRIO foi avançando, até que
em 2006 nós alcançamos a liderança e não perdemos mais”, destacou o presidente do Grupo RBA.
O jornal se tornou hoje editorialmente antenado e se situa entre os mais modernos impressos do país, sendo líder de mercado no Pará, demonstrando o sucesso inequívoco entre leitores e anunciantes.
Clayton Matos,
diretor de Redação do DIÁRIO e interinamente do DOL, falou sobre os desafios diários de comandar a equipe. “Estamos
diante de um jornal que está completando 40 anos. Então, a gente já amanhece
com aquele compromisso do que vamos levar no dia seguinte. Temos uma equipe talentosa, entusiasmada, que consegue fazer essa prestação de serviço à comunidade com conteúdo de qualidade e a apresentação dessa notícia de uma forma atraente ao leitor, que sempre busca no DIÁRIO a ousadia que virou uma de nossas marcas”, ressaltou.
Desafios para os próximos 40 anos
Ao projetar os próximos anos e os futuros desafio do jornal, o vice-presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno, ressaltou a importância do veículo apostar em outras plataformas, não apenas no impresso, para levar a informação de qualidade e com a credibilidade conquistada pelo DIÁRIO ao longo de quatro décadas.
“Nos próximos 40 anos, o nosso próximo desafio é
buscar estar ao lado do leitor, esteja aonde estiver, em que plataforma, do
jeito que ele quiser nos ler. Então, nós temos que facilitar esse meio para que
ele possa se manter informado. O nosso compromisso é o leitor, e para ele a
gente faz tudo o que tem que fazer, para que ele se sinta sempre satisfeito,
com a melhor informação, porque a informação é o meio indispensável na vida de
todos”, declarou.