Luiza Mello
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar hoje (29), o nome de Jader Barbalho Filho para o Ministério das Cidades. A indicação foi confirmada ontem (28), após reunião do presidente eleito com dirigentes do MDB. O anúncio dos novos nomes que vão compor a equipe ministerial do governo Lula será feito em evento que acontece hoje, às 11h, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), sede da transição em Brasília. Além de novos ministros, Lula deve anunciar a indicação de nomes para o comando da Petrobras, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Presidente do MDB no Pará, Jader Filho foi escolhido pela bancada federal do MDB em Brasília. Ele conseguiu viabilizar a maior coligação política feita no Brasil, nas eleições de 2022, composta por 16 partidos: MDB, PT, União Brasil, PDT, PP, Republicanos, PSB, PSD, PSDB, Cidadania, PV, PC do B, PTB, Podemos, DC e Avante.
O empresário paraense conviveu, durante toda sua vida, com os maiores nomes da política nacional. Filho do senador e ex-governador do Pará, Jader Barbalho, e da deputada federal Elcione Barbalho, Jader Filho começou cedo suas andanças pelos municípios do Estado.
Ele participou ativamente das últimas campanhas majoritárias e proporcionais no território paraense. A indicação de seu nome foi feita pelo governador reeleito, Helder Barbalho, irmão caçula do futuro ministro das Cidades. “Acabamos de ter a última conversa depois de ouvir toda a bancada. O nome do Renan [senador eleito Renan Filho] já estava pacificado e agora decidimos indicar Jader Filho para o Ministério das Cidades”, disse o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL).
REUNIÃO
Além de Bulhões, a reunião que sacramentou o nome de Jader Filho, na noite da última terça, contou com a participação do presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi. Na reunião do MDB, além da indicação de Jader Filho para a pasta das Cidades, foi batido o martelo para que a senadora e ex-candidata à presidência, Simone Tebet (MS), seja titular do Ministério do Planejamento.
O senador eleito Renan Filho (AL), vai assumir o Ministério dos Transportes. Com isso o MDB conclui a indicação das três pastas oferecidas por Lula para o quadro ministerial.
Após definir sobre os nomes que irão representar o partido na nova formação ministerial do presidente Lula, em seu terceiro mandato, os líderes emedebistas se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no hotel onde ele está hospedado.
A reunião formalizou a indicação de Jader Filho para a pasta das Cidades. Nesse encontro participaram também, além das lideranças partidárias do MDB, o senador eleito por Alagoas, Renan Filho, que vai ocupar a pasta dos Transportes; a presidente do PT nacional, deputada eleita Gleisi Hoffmann; o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), futuro ministro da Secretaria de Relações Institucionais; e o ex-ministro Gilberto Carvalho (PT).
A decisão sobre o nome de Jader Filho foi defendida pela bancada do partido na Câmara dos Deputados. O Pará elegeu nove dos 42 eleitos pelo MDB, sendo a maior bancada do partido na Casa Legislativa.
ACOMPANHE O ANÚNCIO AO VIVO CLICANDO ABAIXO: