Pará

Jader Filho é confirmado como Ministro das Cidades de Lula

Lula e o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciam a retomada do 'Minha Casa, Minha Vida', e entregam milhares de unidades na Bahia, nesta terça. Obras também serão retomadas em Belém. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula e o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciam a retomada do 'Minha Casa, Minha Vida', e entregam milhares de unidades na Bahia, nesta terça. Obras também serão retomadas em Belém. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O MDB confirmou nesta quarta-feira (28) os nomes do presidente do MDB no Pará e presidente do Grupo RBA, Jader Filho, e Renan Filho, senador eleito por Alagoas, como ministros no futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que começa no próximo domingo (1º). As informações são da analista de política da CNN Thaís Arbex e foram publicadas nesta tarde pelo site da emissora.

Segundo o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, o partido terá três ministérios na gestão do petista. Além de Jader e Renan Filho, a senadora Simone Tebet (MS) também fará parte da Esplanada como ministra do Planejamento. Jader Filho vai chefiar o ministério das Cidades e Renan o ministério dos Transportes.

Jader Barbalho Filho tem 46 anos. Administrador formado na Universidade da Amazônia e pós-graduado em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, foi responsável pela modernização das empresas do grupo de Comunicação RBA (Rede Brasil Amazônia), que se tornou o maior grupo do setor em toda a Amazônia.

Além de empresário bem-sucedido, Jader Filho revelou-se um político hábil ao formar, à frente do MDB estadual, a maior aliança de partidos do país, com respaldo de diferentes segmentos políticos. Formalmente, a coligação que reelegeu Helder Barbalho contou com 16 partidos: MDB, PT, União Brasil, PDT, PP, Republicanos, PSB, PSD, PSDB, Cidadania, PV, PC do B, PTB, Podemos, DC e Avante.

O nome do empresário paraense começou a ser anunciado quando Lula bateu o martelo sobre os três ministérios que ficarão com o MDB. Ontem, a coluna Painel da Folha de São Paulo já anunciava a confirmação do nome de Jader Filho, informando que ele havia sido chamado para uma reunião com integrantes do governo de transição para definir alguns pontos. O encontro aconteceu na sede do CCBB, onde está sendo feita a transição do governo.
A notícia também foi publicada no canal Globo News e em sites da Globo nesta terça. O Estadão já havia ventilado esta possibilidade nos últimos dias, segundo uma reportagem publicada no site do jornal paulista.

Ainda segundo a coluna da Folha, a confirmação do nome de Simone Tebet (MDB) para o Ministério do Planejamento avalizou a presença de Jader Filho na pasta das Cidades. O presidente Lula vai anunciar os nomes do MDB que vão compor seu governo nesta quarta, 28.