Luiza Mello
Jacareacanga é o município que concentra a maior população de indígenas aldeados no Pará. Da etnia Munduruku, eles representam quase a metade da população local e ocupam 156 aldeias espalhadas na terra demarcada em 2004, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com cinco representantes na Câmara Legislativa municipal, os vereadores que representam a população Munduruku estiveram ontem, 15, em reunião com o senador Jader Barbalho (MDB), em Brasília.
“Esse é um fato histórico que merece ser registrado. É uma grande honra receber os legítimos representantes da população Munduruku, uma cidade conhecida por suas belezas naturais, pelas águas do Rio Tapajós e pela importante influência indígena na região”, comemorou o senador Jader que firmou o compromisso de fazer uma visita em breve ao município.
O deputado federal Henderson Pinto (MDB), eleito pela região do Tapajós também esteve presente ao encontro. O presidente da Câmara de Vereadores de Jacareacanga, Giovani Amâncio Caetano Kaba Munduruku (MDB), entregou ao senador um ofício solicitando apoio para a execução de projetos importantes para a população.
EMENDAS
Entre as solicitações, está a destinação de emendas para projetos culturais que atraem turistas de todo país e do mundo. “É uma das regiões mais lindas do mundo, a beleza do Tapajós é única e ouso afirmar que é o rio mais bonito do mundo”, reforçou o senador.
Assinado pelos também vereadores Aleandro Karo Munduruku (MDB), Ivair Darie Karikafu (PSDB) e Gerson Barbosa Manhuary Munduruku, o ofício registra também a indicação de emendas que permitam ao Poder Executivo municipal promover a manutenção de estradas vicinais para beneficiar agricultores em seu trajeto diário e permitir o escoamento da produção.
Os vereadores solicitaram apoio para a aquisição de insumos hospitalares para o hospital municipal. Também registraram solicitações feitas pela comunidade jacareacanguense como a aquisição de kits escolares (material didático); kits de informática para as escolas municipais, e ainda o apoio do senador Jader Barbalho para incluir o município na relação de solicitações de obras do programa Minha Casa Minha Vida. “A população carente do município não foi contemplada pelas etapas anteriores do programa. Precisamos de moradias dignas para nossa comunidade”, frisou o presidente da Câmara de Vereadores.
O senador recebeu a demanda e frisou a necessidade de apoiar a população do município. “É uma cidade que fica na região turística do Alto Tapajós e necessita do nosso apoio para garantir mais qualidade de vida e menor dependência da influência do garimpo local”, concluiu Jader Barbalho.