Pará

Já é Carnaval no Pará! Confira blocos e festas para se divertir no interior

Em Vigia, a pedida são os Pretinhos do Mangue. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
Em Vigia, a pedida são os Pretinhos do Mangue. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.

Trayce Melo

O Carnaval está rasgando a avenida e muitas cidades estão prontas para a principal festa do Brasil, que este ano acontece de 12 até 13 de fevereiro, mas para milhares já iniciam mesmo nesta sexta, 9. Nos municípios do interior do Pará, alegria e tradição se misturam durante a programação carnavalesca.

Confira aqui no DIÁRIO algumas das programações nos municípios do interior do Pará:

Em Curuçá, no nordeste do Pará, a folia fica por conta do tradicional bloco ecológico “Pretinhos do Mangue”. O bloco ecológico é reconhecido como patrimônio cultural do Pará e reúne milhares de foliões, cobertos de lama. Este ano, será realizado no domingo (11) e na terça-feira de carnaval (13), com concentração às 12h e saída às 16h do porto Pretinhos do Mangue pelas ruas da cidade até a praça Praça Coronel Horácio, onde se junta com outros blocos e micaretas de carnaval. 

O tema deste ano, será sobre a Copa 30, que acontecerá em 2025 no Estado. “Nada mais justo que se discutir sobre a Amazônia com o povo da Amazônia. Também iremos abordar durante o desfile sobre a questão do lixo que é um problema muito grave nas grandes e pequenas cidades. Os nossos mangues são os mais afetados com o lixo”, explica o Coordenador do bloco Pretinhos do Mangue, Edmilson Campos dos Santos. A estimativa de público é de cerca de 17 mil brincantes, segundo a coordenação do bloco. 

A nossa estimativa de público todos os anos aumenta, ano passado teve mais de 17 mil brincantes. O nosso bloco quando você conhece, você se apaixona, porque é um bloco família, é um bloco que não sai briga e que fala sobre preservação ambiental e tem um abadá ecológico que você não paga um centavo pra brincar. Temos também a barraca do avoado, onde você vai degustar do peixe assado, do caranguejo, do mexilhão e outros pratos durante o desfile. No caso, é uma réplica de uma barraca do pescador, que nós colocamos dentro do desfile para que as pessoas e os brincantes possam saborear o que o mangue oferece de melhor para a gente”, descreve. 

Já em São Caetano de Odivelas, também no nordeste do Estado,  o carnaval terá a uma das mais animadas e populares manifestações culturais do município, o arrastão do Boi Faceiro, reunindo milhares de pessoas. O arrastão acontece todos os anos na terça-feira de carnaval, com concentração às 17h na Tv. Antonio Baltazar Monteiro. Em seguida, o arrastão segue pelas ruas do município com músicas carnavalescas e marchas de boi. O Boi Faceiro se apresenta no Carnaval do município desde 2006, cuja tarefa é promover e fortalecer a participação dos bois de máscaras da região. “Tem elementos de festa junina e de Carnaval, o que torna o arrastão ainda mais bonito e contagiante. E com as marchinhas tocadas pela banda de músicos acompanhados dos tradicionais pirrôs e cabeçudos, o boi-bumbá embala e arrasta os foliões”, disse o coordenador do Boi Faceiro, Rondi Palha. 

No município de Vigia, os blocos de rua arrastam dezenas de foliões pelas ruas da cidade, que são os blocos das virgienses e dos Cabraçurdos. Os blocos saem todos os anos na segunda-feira de carnaval, a partir das 17h. Esse ano, o bloco das “virgienses” completa 39 anos de folia, no qual os homens se vestem de mulheres.

Em Vigia, a irreverência dá o ar da graça. Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

“Esse é o grande diferencial do bloco, foi nessa inserção da segunda que nós mudamos o conceito do carnaval no nordeste paraense. Até aquele ano de 1985, não tinha nada na segunda de carnaval, porque o forte eram os bailes e a segunda ficava sem nada, aí a reunião de amigos vestidos de mulher virou tradição. A segunda-feira de carnaval é o ápice do Carnaval na cidade, é nesse dia que a cidade triplica sua população, gera renda e fomenta a economia em todos os sentidos”, diz Thiago Palheta, presidente do bloco Virgienses. Esse ano o bloco levará para a avenida o tema: “A Tradição do Carnaval, é na Vigia!”. Em 2023, o bloco na segunda de  carnaval reuniu cerca de 30 mil pessoas. 

Já o bloco dos “Cabraçurdos”, são as mulheres que se vestem de homem. O tradicional bloco já tem 31 anos de tradição, reunindo cerca de 10 mil mulheres. A diversão entre os dois blocos é garantida pelo Corredor da Folia, que contará com atrações nacionais e bandas regionais. A novidade deste ano é que a Prefeitura de Vigia, através da Secretaria de Cultura, promoverá um concurso que irá escolher as melhores fantasias. 

Serviço: 

Vigia 

Blocos Tradicionais

Bloco “As Virgienses”

Dia: 12/02 – Segunda-feira

Hora: 17h

Local: Corredor da Folia.

 

Bloco “Os Cabraçurdos”

Dia: 12/02 – Segunda-feira

Hora: 17h

Local: Corredor da Folia

 

Curuçá 

Bloco ‘Pretinhos do Mangue’

Dias: 11 e 13/02 – Domingo e Terça-feira

Hora: 16h (saída do bloco)

Local: Porto “Pretinhos do Mangue”.

 

São Caetano de Odivelas 

Arrastão do Boi Faceiro

Dia: 13/02 – Terça-feira

Local (Concentração): Tv. Antonio Baltazar Monteiro.