Pará

Instituto Evandro Chagas inaugura nova estrutura; confira

Na tarde de terça-feira (9), foi inaugurado o novo prédio da Seção de Hepatologia (SEHEP) do Instituto Evandro Chagas (IEC), em Ananindeua. Foto: Marco Santos / Ag. Pará
Na tarde de terça-feira (9), foi inaugurado o novo prédio da Seção de Hepatologia (SEHEP) do Instituto Evandro Chagas (IEC), em Ananindeua. Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Ana Laura Costa

Na tarde de terça-feira (9), foi inaugurado o novo prédio da Seção de Hepatologia (SEHEP) do Instituto Evandro Chagas (IEC), em Ananindeua. O evento coincidiu com a data de celebração dos 30 anos de atuação da Seção de Hepatologia do IEC, referência laboratorial em hepatites virais para a Região Amazônica e parte da Região Nordeste.

 

A cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente; Ethel Maciel; da diretora do IEC, Nivia Caricio Martins, entre outras autoridades. O novo prédio da SEHEP, teve investimento da ordem de R$7,9 milhões.

 

O novo prédio possui toda a infraestrutura necessária para promover o avanço das pesquisas na área da Hepatologia e contribui para a expansão da capacidade laboratorial e para o atendimento das necessidades estratégicas do Ministério da Saúde em relação às hepatites.

 

A ministra Nísia Trindade destacou que o Instituto Evandro Chagas tem uma história que deve ser reverenciada e, investir na inauguração do novo prédio da SEHEP, é  promover o avanço das pesquisas na área da Hepatologia e atualizar o serviço à população.

 

Nísia Trindade pontuou ainda que a inauguração do novo prédio tem grande valor para toda pesquisa relacionada à hepatites virais quanto a problemas que atingem o fígado, assim como aos pesquisadores que se dedicam aos estudos de vírus e outros microrganismos.

 

De acordo com a ministra, para o Ministério da Saúde (MS), a inauguração do novo prédio demonstra a importância de Governo Federal e Governo do Estado trabalharem juntos. “O propósito é fortalecer cada vez mais a pesquisa em saúde que se faz no IEC e demais institutos do Pará”, disse.

 

“A gente às vezes pensa em saúde apenas no processo de atendimento hospitalar ou numa unidade básica de saúde, que são essenciais.  Mas a saúde é um todo e, para fazer a prevenção e a promoção da saúde, é fundamental um instituto como o Evandro Chagas. Estamos muito felizes por estar aqui”, completou a ministra.

 

O governador Helder Barbalho ressaltou a importância de investimentos voltados para a pesquisa, ciência e tecnologia, uma vez que o Instituto Evandro Chagas é respeitado e reconhecido nacional e mundialmente no estudo de soluções que facilitem o fortalecimento de políticas públicas para a saúde, com uma abrangência de toda a Amazônia.

 

Helder Barbalho ainda parabenizou a todos os profissionais que constroem e se dedicam ao conhecimento produzido no IEC, assim como destacou a relevância do investimento para ações que são revertidas em favor da população.

“Ações como esta trazem conhecimento que resultarão na promoção da saúde, particularmente da população da Amazônia. E ainda constrói cada vez mais, a partir da tecnologia e inovação do conhecimento, produtos baseados na floresta, baseados na natureza, em favor da saúde pública no Pará”, afirmou.