UEPA

Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Matemática

São oferecidas 30 vagas, 18 das quais para ampla concorrência. A taxa é de R$ 150,00 e os interessados devem se inscrever até 6 de outubro

São oferecidas 30 vagas, 18 das quais para ampla concorrência. A taxa é de R$ 150,00 e os interessados devem se inscrever até 6 de outubro
São oferecidas 30 vagas, 18 das quais para ampla concorrência. A taxa é de R$ 150,00 e os interessados devem se inscrever até 6 de outubro

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), oferta 30 vagas para a seleção da turma 2025, do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, sediado em Belém. As inscrições, no valor de R$ 150,00, devem ser realizadas exclusivamente pelo sistema on-line, até o dia 6 de outubro. Todas as informações estão disponíveis no edital 96-2024, publicado no site www.uepa.br

Para concorrer, os candidatos devem ter atuação profissional no ensino de Matemática na Educação Básica (anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio), ou terem graduação em Matemática. Dentre as vagas, 18 serão para ampla concorrência e as outras 12, distribuídas em cotas para Pessoas com Deficiência (PcD), docentes da Uepa e técnicos administrativos, por meio do Programa de Qualificação e Valorização dos Técnicos da instituição (PROQTEC). 

O PPGEM é organizado em três linhas de pesquisa: Metodologia para Ensino de Matemática nos anos iniciais do Nível Fundamental; Metodologia para Ensino de Matemática dos anos finais do Nível Fundamental e Metodologia para Ensino de Matemática no Nível Médio, sendo quatro professores orientadores em cada uma das linhas. 

O processo seletivo é composto de três fases: prova escrita e conferência da documentação, de caráter eliminatório, e avaliação do currículo Lattes, classificatória. De acordo com o cronograma que integra os anexos do edital, o resultado final será divulgado no dia 2 de dezembro deste ano, para que possam iniciar as atividades acadêmicas no início do ano letivo de 2025.