Pará

Infovia no Norte vai conectar 3 milhões de pessoas com internet rápida

Solenidade contou com presença do presidente Lula e do governador Helder Barbalho. Foto: Marco Santos/Ag. Pará
Solenidade contou com presença do presidente Lula e do governador Helder Barbalho. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Helder Barbalho participou, no final da manhã desta segunda-feira (7), em Santarém, da solenidade de entrega de 1.100 quilômetros de extensão de um cabo de fibra óptica que levará conectividade às cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará, além de Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas.

Chamado de Infovia 01, a nova malha ótica implantada no leito dos rios amazônicos vai beneficiar três milhões de pessoas com internet banda larga em 11 municípios entre Santarém (PA) e Manaus (AM). Cada cidade beneficiada ganhou uma rede metropolitana própria, que levará internet às escolas, unidades de saúde e segurança e demais equipamentos públicos. Os recursos para o Norte Conectado somam R$ 1,3 bilhão.

O governador Helder Barbalho afirmou que o projeto ajuda em ações estratégicas como conectividade, universalização da educação, acesso à saúde para os povos indígenas, quilombolas e população ribeirinha.

“Hoje, esse gesto do Governo Federal permite algo que é fundamental para uma região que ainda carece, profundamente, de desenvolvimento. Para desenvolvimento, precisamos conectividade e o que está sendo feito aqui vai permitir avanços com ações fundamentais para auxiliar na universalização da educação”, destacou o governador Helder Barbalho.

O chefe do Poder Executivo Estadual também ponderou o fortalecimento das ações institucionais entre Estado e União. “Parabenizo o Governo Federal por essa iniciativa. As relações de Brasília com o Brasil se reativaram. Um Brasil melhor só será possível se for mais justo e unido”, disse.

Já o presidente Lula destacou que é a primeira vez que assume o cargo da presidência tendo um governante parceiro no Pará. “É a primeira oportunidade que eu tenho neste Estado, governar o Brasil tendo um governador companheiro. Nas duas vezes que governei o governador não era nada parceiro e companheiro. Agora é a primeira vez e vocês irão ver a mudança que vai haver”, anunciou Lula.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

“É um mundo novo que se abre para toda essa comunidade. Estamos assegurando para a população da maior região do país um dos melhores direitos atuais, que é o direito à inclusão digital. Isso é inclusão social e redução de desigualdades”, ponderou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

O ministro da Educação, Camilo Santana, acredita que, “a infovia traz internet de qualidade. Isso garante conectividade de alta qualidade para as escolas públicas”. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, acredita que com o aceso à internet, será possível aprimorar os serviços prestados à população, inclusive, com a telemedicina. “Vamos levar saúde de qualidade para a população ribeirinha”, pontuou.

A reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, destacou que a região amazônica não tem histórico de receber investimentos em áreas estratégicas. “O que está acontecendo aqui é um resgate da dívida tem com a Amazônia”, afirmou.