Infovia 03 garante internet de alta velocidade a cidades do Pará

Divulgação/Agência Gov
Divulgação/Agência Gov

Agência Gov

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, entregou na sexta-feira (3) a Infovia 03, que leva cabos de fibra ótica de Belém (PA) a Macapá (AP), passando por cidades do interior do Pará. A obra vai permitir que 1,5 milhão de pessoas tenham acesso à internet de alta velocidade.

“Eu não tenho dúvida de que a chegada desta Infovia vai impactar diretamente na vida das pessoas. Hoje a internet é um insumo fundamental, pois não existe inclusão social sem inclusão digital. E é isso que a gente tem feito por determinação do presidente Lula: melhorar a infraestrutura de comunicação para o Norte e Nordeste do Brasil”, disse Juscelino.

Os cabos foram lançados por uma plataforma que depositou mais de 600 km de fios no fundo dos rios amazônicos. Além das duas capitais, foram interligados os municípios de Curralinho e Breves. Numa segunda etapa, a Infovia 03 vai levar conectividade às cidades de Ponta de Pedras e Afuá, também no Pará.

“O Amapá sempre padeceu dessa falta de comunicação com o resto do Brasil. Essa Infovia é fundamental, porque permite que o privado aumente a sua performance e o público possa prestar um serviço ainda melhor para o estado inteiro. Nós vamos conectar toda nossa rede escolar, seja ela numa aldeia indígena, seja ela num município distante. É um grande ganho para o Amapá”, afirmou o governador do Amapá, Clécio Luís Vilhena Vieira.

A Infovia 03 contou com R$ 98 milhões em investimentos. Toda a operação durou 19 dias e tem objetivo de expandir a infraestrutura de telecomunicações em regiões de difícil acesso.

Ela vai conectar 40 escolas, sete prefeituras, 12 pontos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cinco pontos de saúde, três pontos de defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica) e dois centros de pesquisas, além de possibilitar que operadoras ofereçam pacotes de internet para os moradores.

A cerimônia contou ainda com a participação dos senadores Davi Alcolumbre, Randolfe Rodrigues e Lucas Barreto. Durante o evento, Juscelino realizou uma videoconferência com a secretária-adjunta de Saúde do município, Liliane Correa, e a diretora do Hospital Municipal da cidade, Gildeane Aquino Brito.

As infovias permitem o tráfego de dados de forma mais rápida e eficiente em diferentes localidades, impulsionando a conexão de equipamentos públicos como instituições de pesquisa, hospitais, unidades de saúde, escolas, órgãos do sistema de Justiça, prefeituras e universidades.