José Fernando de Mendonça Gomes Júnior tomou posse como diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), em cerimônia realizada em Brasília, nesta segunda-feira, 1º de setembro de 2025. Ele ressaltou que o novo ciclo será guiado pela ética, dedicação e transparência no comando da Agência.
A nomeação de Gomes foi aprovada pelo Plenário do Senado Federal em 20 de agosto, com 48 votos favoráveis e 10 contrários, após indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, o novo diretor agradeceu o apoio do governador Helder Barbalho (MDB), da vice-governadora Hana Ghassan (MDB), do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), e do senador Jader Barbalho (MDB), cuja liderança foi considerada decisiva.
Metas anunciadas
Em seu discurso de posse, José Fernando destacou três prioridades para sua gestão: modernização dos sistemas e processos da ANM, com foco em tecnologia e eficiência; fortalecimento da fiscalização mineral, garantindo segurança jurídica e combate à exploração irregular eampliação da transparência e diálogo com a sociedade, aproximando a Agência de mineradoras, estados e comunidades afetadas.
“Que este novo ciclo seja de aprendizado, realizações e, acima de tudo, de serviço à sociedade”, declarou em seu discurso de posse.
Trajetória
Formado em Gestão de Negócios e pós-graduado em Gestão de Pessoas pelo Cesupa, Gomes esteve presidente da Cosanpa desde 2023 e vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará entre 2021 e 2023 e atuou por 15 anos na Vale como gerente de Relações Governamentais no Pará e Maranhão.
De forma especial, o novo diretor agradeceu à esposa, Poliana Bentes, pelo apoio em todas as etapas da caminhada, e registrou a calorosa recepção dos servidores e diretores da ANM em seu primeiro dia de trabalho.