POSSE

Indicado por Lula e apoiado por Helder, José Fernando Gomes assume direção da ANM

Com histórico na Cosanpa e Vale, novo diretor da ANM quer eficiência e fiscalização

Indicado por Lula e apoiado por Helder, José Fernando Gomes assume direção da ANM
Indicado por Lula e apoiado por Helder, José Fernando Gomes assume direção da ANM

José Fernando de Mendonça Gomes Júnior tomou posse como diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), em cerimônia realizada em Brasília, nesta segunda-feira, 1º de setembro de 2025. Ele ressaltou que o novo ciclo será guiado pela ética, dedicação e transparência no comando da Agência.

A nomeação de Gomes foi aprovada pelo Plenário do Senado Federal em 20 de agosto, com 48 votos favoráveis e 10 contrários, após indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, o novo diretor agradeceu o apoio do governador Helder Barbalho (MDB), da vice-governadora Hana Ghassan (MDB), do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), e do senador Jader Barbalho (MDB), cuja liderança foi considerada decisiva.

Metas anunciadas

Em seu discurso de posse, José Fernando destacou três prioridades para sua gestão: modernização dos sistemas e processos da ANM, com foco em tecnologia e eficiência; fortalecimento da fiscalização mineral, garantindo segurança jurídica e combate à exploração irregular eampliação da transparência e diálogo com a sociedade, aproximando a Agência de mineradoras, estados e comunidades afetadas.

“Que este novo ciclo seja de aprendizado, realizações e, acima de tudo, de serviço à sociedade”, declarou em seu discurso de posse.

Trajetória

Formado em Gestão de Negócios e pós-graduado em Gestão de Pessoas pelo Cesupa, Gomes esteve presidente da Cosanpa desde 2023 e vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará entre 2021 e 2023 e atuou por 15 anos na Vale como gerente de Relações Governamentais no Pará e Maranhão.

De forma especial, o novo diretor agradeceu à esposa, Poliana Bentes, pelo apoio em todas as etapas da caminhada, e registrou a calorosa recepção dos servidores e diretores da ANM em seu primeiro dia de trabalho.