Pará

Igor Normando (MDB) entra na corrida pela Prefeitura de Belém

Igor Normando (MDB) entra na corrida pela Prefeitura de Belém

Luiz Flávio

O deputado estadual licenciado e secretário de Articulação da Cidadania (Seac) do Pará Igor Normando é o pré-candidato do MDB a prefeito de Belém. O anúncio foi feito na noite de ontem no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado, pelo governador Helder Barbalho, durante um grande evento de filiação de lideranças políticas de várias regiões do Estado ao partido com vistas às eleições municipais de outubro. Igor Normando saiu do Podemos e assinou sua ficha de filiação à legenda.

“O Pará está voando e Belém precisa voar junto. Belém é o retrato de uma cidade desagradável…Não é possível que o Nosso Estado seja referência nacional em várias áreas, cresça ,e nossa capital não ande no mesmo compasso. Nosso projeto não é brigar. Não é tirar ninguém do poder, mas sim construir uma Belém melhor”, disparou o governador.

Helder disse que o problema recorrente de coleta de resíduos sólidos que transformaram Belém como um grande lixão à céu aberto é apenas a síntese dos enormes problemas que a capital vive hoje. “O MDB não pode ser omisso com os problemas da nossa cidade. Omissão não faz parte da história do nosso partido!”, sentenciou o chefe do executivo estadual.

O governador lembrou que ao longo dos 3 anos e 3 meses da atual gestão não negou nenhum pedido do atual prefeito de Belém. “Quando faltou asfalto fomos lá e asfaltamos ruas. Quando as Unidades de Saúde e o Pronto Socorro foi fechado fomos lá de demos R$ 30 milhões para a prefeitura. No programa de renda mínima municipal a cada real investido pela prefeitura o Estado entra com outro real…Dos 35 vereadores da Câmara Municipal, 31 são da nossa base direta de apoio e nunca esses vereadores foram oposição à atual gestão porque prejudicar a gestão é prejudicar a cidade e nunca aceitaríamos isso!”, garantiu

Faltando 3 meses para o início do processo eleitoral, Helder Barbalho disse que não pode aceitar “ver Belém sucumbir”. Afirmou ainda que “não podemos correr o risco de eleger um prefeito de Belém negacionista ambiental e que chegue no dia primeiro de janeiro de 2025 diga que não quer mais que a capital sedie a COP 30. Só eu sei o que passei e o prestígio político que usei para trazer esse grande evento mundial para Belém…!”, destacou Helder.

O governador relembrou a trajetória política de Normando desde quando assumiu a presidência da Juventude do MDB, sendo eleito em seguida vereador e deputado estadual por dois mandatos em cada poder. “O Igor foi eleito deputado estadual pela primeira vez com 50 mil votos e reeleito com 70 mil votos, quase o dobro da primeira eleição. Só é reeleito e com essa quantidade de votos quem é competente e tem o trabalho aprovado pela população 

Helder ressaltou o trabalho que Igor faz à gente da Seac e na gestão das Usinas da Paz, considerado hoje por muitos especialistas o maior programa social desenvolvido no Brasil, sendo referência até no exterior a garantia da cidadania e redução efetiva nos índices de criminalidade através de políticas públicas efetivas que beneficiam diretamente o cidadão e suas famílias

Hoje há em funcionamento 9 usinas no Estado e outras 26 estão sendo construídas simultaneamente em vários municípios do Estado. O governador garantiu no evento que a meta é chegar a 40 usinas em funcionamento até o final da sua segunda gestão. “É um projeto fantástico onde o cidadão sente efetivamente a presença do Estado na sua vida e no ambiente de vulnerabilidade onde vive. As usinas é um gigantesco programa social que acolhe e cuida da população em várias aspectos e o Igor está conduzindo e ampliando essa proposta com muita seriedade e competência, mostrando que é possível cuidar bem dos que mais precisam”, afirma Helder, lembrando que as Usinas chegam a realizar 1,5 mil atendimentos ao dia.

O governador garantiu que Igor Normando é o novo nas eleições municipais deste ano e a mudança que a população da capital tanto anseia. “Você me terá sempre ao seu lado. Marcharemos juntos para fazer a melhor gestão municipal que esta cidade já teve. Não lhe apoiarei apenas para a vitória eleitoral, mas para construir um legado na nossa cidade e melhorar a vida do nosso povo. Lutarei para que o MDB vença pela primeira vez a prefeitura na capital do Estado desde a redemocratização. Vamos eleger Igor Normando!”, asseverou Helder.

 

“O Pará mudou e Belém há de mudar também”, afirma Normando

Helder apontou Normando como candidato a prefeito. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará

Para o deputado licenciado Igor Normando é preciso que a prefeitura de Belém trilhe o mesmo caminho seguido pelo governo do Estado. “Hoje a nossa capital é considerada a capital com pior coleta de lixo do país! Não podemos aceitar isso de braços cruzados…”

Disse ainda que a situação só irá mudar com a formação de uma aliança prioritária entre município e Estado. “O Pará mudou e Belém há de mudar também. O MDB vai governar Belém e com a liderança do governador Helder vamos voltar a reacender a esperança e o orgulho de ser belemense e de morar aqui, fazendo a capital voltar a brilhar e crescer”.

Normando lembrou que em novembro do ano que vem Belém sediará a COP30, maior evento climático do planeta e que a cidade precisa construir o maior e melhor evento já realizado e que o mundo já viu. “O que vemos hoje é o governo do Estado tendo seu trabalho dobrado porque o governador governa o Estado e a cidade ao mesmo tempo…! Não conseguimos sequer liberar uma licença da prefeitura para uma obra viária importante para a conferência… Não conseguimos trabalhar!”, criticou.

Igor Normando diz ser um apaixonado por Belém e que sente muito orgulho de ser belemense e de morar na cidade. “Ocorre que a grande maioria da população da nossa cidade está triste e sem orgulho de morar aqui porque os últimos gestores que passaram pela prefeitura não cuidaram da nossa cidade. Nossa autoestima está baixa…”, atesta.

O pré-candidato do MDB disse acreditar que pode fazer diferente na gestão de Belém, sobretudo após assumir a titularidade da Seac e a coordenação das Usinas da Paz. “Nas Usinas aprendi que é possível mudar a realidade das pessoas através de políticas públicas eficientes. Esse projeto mudou a vida de milhares de famílias, mas principalmente transformou a minha vida, pois passei a entender e a enxergar melhor os problemas da nossa cidade, não do frio dos gabinetes, mas no calor das ruas, lado a lado das pessoas”, assegura.