Os resultados inéditos do sistema de educação estadual do Pará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ganharam destaque na imprensa nacional e foram reconhecidos por especialistas na área da educação.
O Estado do Pará surpreendeu o país ao subir 20 posições no, saltando do 26º para o 6º lugar no ranking nacional em 2024. o Pará alcançou 4,3 pontos no índice das escolas públicas de ensino médio – o que resultou em um avanço de 1,3 pontos desde a última avaliação, que foi em 2021, quando o estado obteve o índice de 3,0 pontos. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o índice atingido foi 5,7,ou 0,7 ponto a mais da meta estabelecida para o Estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Já nos anos finais, 6º ao 9º ano, o índice foi de 4,8 pontos.
Um dos mais importantes movimentos da sociedade civil, sem fins lucrativos, em prol da qualidade da Educação Básica no Brasil, o Todos Pela Educação, destacou os avanços do sistema paraense de educação. A gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Manoela Miranda, destaca que os resultados do IDEB 2023 mostram que a rede pública do Pará melhorou nas três etapas de ensino quando comparado ao resultado pré-pandêmico de 2019.
“A rede estadual do Pará teve o maior avanço do país no Ensino Médio, passando das últimas posições para a 6ª melhor rede em 2023. Esse salto é decorrente de um avanço na aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, além da melhoria nas taxas de aprovação, e, portanto, deve ser celebrado. Não existe um único fator para explicar esse avanço, e sim um conjunto de ações, que incluem a prioridade dada para a educação pelo governo, com uma gestão focada no apoio pedagógico às escolas, com foco no currículo, avaliações e formação docente”, disse a especialista com exclusividade para o DIÁRIO.
Manoela Miranda lembra que, em 2023, a Secretaria de Estado de Educação lançou o Programa Alfabetiza Pará, que visa, em regime de colaboração com seus municípios, contribuir com o desenvolvimento dos estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que os resultados deste trabalho em colaboração sejam refletidos nos próximos anos.
Ela destaca que, nos anos finais do Ensino Fundamental, a melhoria do Ideb da rede pública paraense foi decorrente da melhoria da aprendizagem dos estudantes e das taxas de aprovação. “Nesta etapa, apenas 6 estados brasileiros avançaram na aprendizagem, e o Pará está entre os que mais avançaram”, frisou.
A especialista revela, no entanto, que há ainda a necessidade de melhorar os resultados da rede pública do Pará nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ainda está abaixo da média nacional. “Apesar da melhoria na taxa de aprovação, a aprendizagem dos estudantes não avançou nesta etapa de ensino frente aos resultados de 2019”, reforça.
O governador Helder Barbalho já havia destacado a necessidade de reforçar o empenho entre escolas que não acompanharam esse crescimento. “Não tivemos um resultado nas escolas do ensino fundamental, que são majoritariamente municipais. Agora é hora de mobilizar cada cidade, cada escola municipal, para este mesmo movimento a fim de que, de maneira continuada, desde o ensino fundamental até o ensino médio, colocar o Pará num nível de qualidade da educação que todos merecem”, disse o governador.
ESCOLAS ESTADUAIS
O salto histórico na evolução da educação básica foi comemorado nas escolas estaduais em todas as regiões do Pará, entre elas a Escola João Nelson, localizada em Canaã dos Carajás, que alcançou o índice de 4,3 no Ideb, segundo informou o site local “Fala Sério Canaã”. De acordo com a matéria, a escola nunca havia pontuado em edições anteriores do índice.
“Esse resultado não é apenas um número, mas sim o reflexo de um trabalho árduo e coordenado que envolveu direção, professores, corpo técnico e, principalmente, o empenho dos alunos do 3º ano”, revela o site.
A divulgação destaca ainda que a Escola João Nelson, em particular, “simboliza essa virada de página, mostrando que, com esforço coletivo e determinação, é possível alcançar grandes conquistas”. “Esse avanço no IDEB é motivo de orgulho para toda a comunidade paraense e serve como inspiração para outras escolas e estados que buscam melhorar seus índices educacionais. A educação, afinal, é o caminho mais seguro para o desenvolvimento e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, conclui o artigo.
O portal de notícias “Metrópóles”, um dos mais abrangentes do país, destacou que, desde 2019, o Governo do Estado do Pará tem investido em condições reais para que os estudantes concluam o ciclo de aprendizagem em todas as etapas do ensino.
“Nesse sentido, a Secretaria de Educação estabeleceu uma agenda prioritária com os seguintes objetivos: combate à evasão escolar; aquisição de material didático, físico e digital; intervenções pedagógicas para melhoria da aprendizagem; reforço escolar; inserção do componente curricular; escolas em tempo integral; e inclusão de recursos tecnológicos nos espaços educativos.
O site do jornal “Folha de São Paulo” também deu destaque ao salto na educação, com o avanço de penúltimo para o 6º melhor sistema de ensino do país. O jornal destaca os investimentos feitos pelo governador Helder Barbalho para mudar o perfil da educação no Pará, entre eles, o reajuste salarial dos servidores do quadro do magistério público, com foco na valorização dos profissionais e a oferta de uma educação pública de excelência, além de potencializar os resultados educacionais da rede estadual de ensino paraense. O Estado paga o maior salário médio do país, R$ 11.447,48.
Outros investimentos que contribuíram para alavancar os resultados são, por exemplo, o programa “Bora Estudar”, um sistema de bonificação que premia 19 mil estudantes com um cheque de 10 mil reais em material de construção. Desde maio de 2024, mais de R$ 67 milhões já foram investidos no benefício. O objetivo é incentivar os alunos a continuarem o processo de aprendizado.
E para a equipe docente, o programa “Escola que Transforma” traz um incentivo com o pagamento de 3,5 salários para servidores das escolas que atingem as metas estabelecidas pela Secretaria de Educação. O programa é exclusivo para trabalhadores da pasta.
Com relação aos investimentos em infraestrutura, o governo estadual já reconstruiu 147 escolas em todas as regiões do Estado. O governador reforça que a iniciativa assegura a qualidade na esfera ensino-aprendizagem ao adequar a estrutura predial às necessidades de docentes, discentes e servidores da educação paraense.
Segundo dados do Ideb, o Pará alcançou 4,3 pontos no índice das escolas públicas de Ensino Médio – o que resultou em um avanço de 1,3 pontos desde a última avaliação, que foi em 2021, quando o estado obteve o índice de 3,0 pontos. De acordo com a Secretaria de Educação, esse foi o maior crescimento registrado no histórico do índice em todo o Brasil.