Pará

Hydro lidera processo de inovação no Pará

Hydro lidera processo de inovação no Pará Hydro lidera processo de inovação no Pará Hydro lidera processo de inovação no Pará Hydro lidera processo de inovação no Pará
A Norsk Hydro busca profissionais de nível técnico e superior para atuar nas unidades de Paragominas, Campinas e no Rio de Janeiro

. FOTO: Divulgação
A Norsk Hydro busca profissionais de nível técnico e superior para atuar nas unidades de Paragominas, Campinas e no Rio de Janeiro . FOTO: Divulgação

A Hydro conta com um robusto ecossistema de inovação tecnológica que, além de encontrar soluções sustentáveis para suas operações, está fomentando qualificação, desenvolvimento e empregabilidade de pessoas no Pará.

A empresa investe constantemente em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento e inovação tecnológica. Além de contar com um grupo dedicado de mais de 30 pessoas atuando diretamente em desenvolvimento de tecnologia, equipes multidisciplinares de experts técnicos e centenas de equipes de melhoria de processos, a Hydro conta ainda com um amplo círculo de parceiros externos professores, pesquisadores e estudantes de instituições de ensino renomadas, e empresas fornecedoras de equipamentos e serviços técnicos.

“A implantação de processos produtivos com redução da pegada ambiental tem sido um aspecto cada vez mais decisivo na competitividade das indústrias. A estratégia global de sustentabilidade da Hydro tem como propósito criar uma sociedade mais viável, ao transformar recursos naturais em produtos e soluções de forma inovadora e eficiente. A Hydro está investindo em novas tecnologias e na pesquisa e desenvolvimento de soluções que contribuam para a conservação do meio ambiente”, afirma Raphael Costa, Diretor de Tecnologia de Bauxita & Alumina da Hydro.

Metodologia adotada pela Hydro permite que rejeitos sejam devolvidos à áreas já abertas e mineradas. FOTO: Divulgação

Em 2022, o Brasil passou da 57ª para a 54ª posição no índice global de inovação, em estudo elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês), uma agência especializada das Nações Unidas. O ecossistema de inovação da Hydro já trouxe soluções revolucionárias para a indústria, como por exemplo a metodologia Tailings Dry Backfill.

Desenvolvida pela Hydro em Paragominas, a solução pioneira permite que os rejeitos inertes da mineração de bauxita sejam devolvidos às áreas já abertas e mineradas, ao invés de serem depositados em áreas separadas e permanentes de armazenamento, eliminando a necessidade de construção de novas barragens.

Outro exemplo é a parceria com uma empresa da indústria de cimento, realizando testes em escala industrial para o aproveitamento do resíduo de bauxita. O principal benefício potencial ambiental do projeto é a substituição de matérias-primas naturais e não renováveis (minério de ferro e caulim) pelo resíduo de bauxita. Dessa forma, dando um novo destino para esse material e possibilitando a redução do consumo de recursos naturais.

A Hydro também anunciou a assinatura de um acordo de cooperação técnica e financeira com a Embrapa Agrobiologia e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped) para realização de estudos técnicos com o objetivo de identificar e estabelecer as melhores estratégias para recuperação ambiental em áreas de mineração e de processamento de bauxita. Faz parte do acordo ainda estabelecer indicadores de qualidade do trabalho de recuperação já desenvolvido pela companhia, nos municípios paraenses de Barcarena e Paragominas.

 

QUALIFICAÇÃO

No início de novembro, foi concluído o curso de especialização em Engenharia Geotécnica, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Essa foi a primeira vez que a instituição de ensino superior realiza essa pós-graduação juntamente com uma empresa da cadeia do alumínio. Ao todo foram 16 alunos que defenderam suas monografias ao final do curso, iniciado em 2021.

A empresa desenvolve atualmente diversos projetos de pesquisa por meio de convênios com instituições de ensino como UFPA, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM). São centenas de pessoas envolvidas, entre professores, alunos, pesquisadores e empregados da Hydro.

As pesquisas estão focadas principalmente em soluções para reaproveitamento de resíduos na indústria da construção civil, metalurgia e agricultura, mas englobam também iniciativas em biodiversidade, energia, estudos ambientais, Saúde e mudanças climáticas. O objetivo é contribuir para uma cadeia mais sustentável da indústria do alumínio e compartilhar o avanço do conhecimento científico em áreas fundamentais para o desenvolvimento da indústria.

 

Reconhecimento Internacional

As contribuições da Hydro para uma indústria sustentável no Pará, vêm sendo reconhecidas internacionalmente. A empresa apresentou 13 trabalhos – número recorde – no International Committee for Study of Bauxite, Alumina e Aluminium (ICSOBA) 2022, o evento mais importante do setor de bauxita e alumina.

No evento, que ocorreu em Atenas, na Grécia, a empresa venceu o prêmio de melhor artigo sobre bauxita com o projeto “Study of Influences on the Productivity of Bauxite Slurry Hyperbaric Filtration through Box Behnken Design”. O trabalho avaliou a produtividade da filtragem hiperbárica da pasta de bauxita por meio da técnica Box Behnken Design. Além disso, foram apresentadas pesquisas realizadas em parceria com a UFPA, USP e ISI-TM.

A Hydro, em parceria com o SENAI, conquistou em 2020 o TMS Light Metals Award, promovido pela The Minerals, Metals & Materials Society. A premiação, considerada importante para o setor de metais, avalia projetos de inovação a nível global. Esta é a primeira vez que um estudo realizado no Brasil foi premiado. O artigo “Bayer Process Towards the Circular Economy – Soil Conditioners from Bauxite Residue”, foi o vencedor na sua categoria.