CONTEÚDO DE MARCA

Hydro exalta o orgulho de ser paraense em nova campanha publicitária

Mostrar a riqueza cultural, a exuberância da natureza e a força do Pará, estado que abriga grande parte das operações da Hydro no Brasil.

O filme “Eu Tenho a Cara do Pará” retrata empregados, moradores das comunidades onde a Hydro opera. | Divulgação
O filme “Eu Tenho a Cara do Pará” retrata empregados, moradores das comunidades onde a Hydro opera. | Divulgação

Mostrar a riqueza cultural, a exuberância da natureza e a força do Pará, estado que abriga grande parte das operações da Hydro no Brasil, no ano em que Belém sedia a próxima edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Esse é o objetivo da nova campanha publicitária da Hydro, líder global em alumínio e energias renováveis, lançada neste domingo (13).

O filme “Eu Tenho a Cara do Pará” retrata empregados, moradores das comunidades onde a companhia opera, além de personalidades ilustres da região, como Fafá de Belém, um dos principais nomes da Música Popular Brasileira, Nilson Chaves, também cantor e compositor de renome na MPB, o chefe de cozinha Saulo Jennings, primeiro Embaixador Gastronômico da ONU Turismo, e o Coro Carlos Gomes, patrimônio cultural do Pará patrocinado pela empresa, com 30 anos de existência.

Assista ao novo filme publicitário da Hydro:

Desenvolvida pela CA Comunicação, com produção audiovisual da Octo Films, ambas agências paraenses, a campanha será veiculada nacionalmente de julho a dezembro de 2025. Ela tem como peça central um videoclipe de “Amazônia”, canção de Nilson Chaves lançada 1990 e interpretada por Fafá de Belém, Nilson Chaves e o Coro Carlos Gomes, celebrando a rica diversidade cultural e biodiversidade da região. O vídeo foi gravado no Theatro da Paz, um dos primeiros teatros do Brasil e o primeiro da região Amazônica – tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Lydia Damian, diretora de comunicação da Hydro no Brasil, detalha que a campanha busca criar um ambiente positivo para trazer toda a força do povo paraense nesse ano em que os olhos do Brasil e do mundo estão voltados para o estado. “Fizemos isso para homenagear e agradecer essa população que tanto contribui para tornar o Pará uma referência em sustentabilidade, cultura e inovação. Queremos reforçar nosso orgulho em fazermos parte dessa história. Valorizamos profundamente a importância de ser um bom vizinho para as comunidades nas regiões onde operamos e queremos mostrar isso ao mundo neste ano de COP30”, afirma.

Para Fafá de Belém, a campanha reforça a construção coletiva da cultura paraense por muitos artistas. “Fico muito feliz em participar de uma campanha que está trazendo os meus em um momento em que o Pará está no foco. Os meus companheiros de cultura do estado, que são e foram peças fundamentais para a construção do movimento sólido que temos hoje. Entendo que é só nessa coletividade que a gente cresce”, detalha.

Presente em 42 países, a Hydro tem a maioria de suas operações brasileiras no Pará, distribuídos nas operações de Alunorte e Albras, em Barcarena, da Mineração Paragominas, e de seu escritório em Belém. Foram selecionados para participar empregados que são símbolos da rica história dessas unidades, que já somam décadas de existência, como o caso de Márcia Ribeiro, da Alunorte.

Também participam do clipe beneficiários participantes de projetos apoiados pelo Fundo Hydro. Entre eles, estão Abilene Pereira, moradora da comunidade Canaã, em Barcarena, que desenvolveu produtos com a marca de chocolates Vovó Bel. Também participa Esmeralda Cardoso, que integra a Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) com projetos de criação de biojoias e o Estilo Barcarena, focado em artesanatos e costura.

“Na campanha, buscamos dar visibilidade para pessoas que sejam símbolo da força e identidade coletiva paraense, que são um excelente retrato do compromisso da Hydro em impulsionar o desenvolvimento sustentável nos territórios onde atua”, aponta Lydia.

Esse compromisso é visto em iniciativas como o Fundo Hydro, mecanismo financeiro fundado em 2019 para realizar ou apoiar projetos no Pará que buscam reduzir desigualdades, gerar renda, emprego, promover a cultura de base comunitária e preservar o meio ambiente. E que, em seus cinco primeiros anos, já investiu mais de R$ 60 milhões dentre os R$ 100 milhões previstos até 2029.

O desenvolvimento sustentável também é observado nos investimentos massivos da Hydro participa para descarbonizar suas operações no Brasil. Desde 2022, a companhia participa de investimentos que somam R$ 12,6 bilhões, em valores atualizados, visando alcançar a meta global de reduzir em até 30% as emissões de carbono até 2030 e alcançar emissões líquidas zero em 2050 ou antes.

São resultados desses investimentos a construção de três usinas solares e um parque eólico para fornecer energia de fontes renováveis às plantas. Além da substituição integral de óleo combustível por gás natural e a aquisição de três caldeiras elétricas na Alunorte, pelos quais se projeta uma redução anual das emissões de mais de 1,4 milhão toneladas de carbono.

Sobre a Hydro

A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com o objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade.

Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 32.000 empregados em mais de 140 unidades e 42 países. No Brasil, a Hydro está presente em toda a cadeia de valor do alumínio, com quase 7 mil empregados.

Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras.