Devotos celebram, desde o último dia 29, São Brás, o padroeiro da garganta. A capela que leva o nome do santo, localizada na passagem Tapajós, vinculada à Basílica Santuário de Nazaré, promove a festividade, “São Brás, caminha conosco no desafio missionário dos novos tempos”, até o próximo dia 4, mas com destaque na noite desta sexta-feira (3), Dia do Santo, com a célebre missa com a “benção da garganta”.
“São Brás viveu uma vida perseguida, mas não abandonou a fé. Pelo contrário, mesmo sob essa situação continuou seu ministério, inclusive, o milagre de curar a criança que estava engasgada que o fez se tornar o padroeiro da garganta”, disse o padre Rosinei Maria de Souza.
As missas e demais atividades da festividade em homenagem ao santo continuam, mas o ponto alto está marcado para a próxima sexta-feira, quando é celebrado o Dia de São Brás com a ‘benção da garganta’, a partir das 19 horas.
“Estamos nessa expectativa para esse grande dia, pois tem muito significado já que representa o milagre realizado por nosso São Brás e muitos de nós que somos devotos dele recebemos a graça da cura, baseado na fé que temos nele”, declarou Maria Nunes, 63 anos, devota.
A festividade em homenagem a São Brás será encerrada no sábado (4), com a procissão dos fiéis pelas ruas do bairro e a tradicional quermesse com vendas de comidas e atrações culturais. “É um momento de muitas homenagens a nosso padroeiro da garganta”, concluiu Josefa Lima, 67 anos, devota.
ORAÇÃO A SÃO BRÁS
Ó bem-aventurado São Brás, que recebeste de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige.
(Faça seu pedido)
Conservai a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Com a graça de Deus e com a Vossa ajuda, prometo esforçar-me, ó glorioso Mártir São Brás, para que a fala que sair da minha garganta seja sempre:
De verdade e não de mentira;
De justiça e não de calúnia;
De bondade e não de aspereza;
De compreensão e não de intransigência;
De perdão e não de condenação;
De desculpa e não de acusação;
De respeito e não de desacato;
De conciliação e não de intriga;
De calma e não de irritação;
De desapego e não de egoísmo;
De edificação e não de escândalo;
De ânimo e não de derrotismo;
De conformidade e não de lamúrias;
De amor e não de ódio;
De alegria e não de tristeza;
De fé e não de descrença;
De esperança e não de desespero.
São Brás intercedei diante de Deus por mim, por minha família e por todos os que sofrem dos males da garganta. Que por nossas palavras possamos bendizer a Deus e cantar os seus louvores.
São Brás, rogai por nós! (3 x)
Ó Deus, por intercessão de São Brás bispo e mártir, nos livre dos males da garganta e de toda e qualquer doença. Amém.