Wesley Costa
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou ontem a sua primeira ação itinerante do ano. Aproveitando a parceria da instituição com o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que também celebrou a sua primeira novena de 2023, a Unidade Móvel de coleta de sangue estacionou estrategicamente ao lado da igreja, que registrou grande movimento de fiéis durante todo o dia, e que aproveitavam para fazer suas doações.
“Nós queríamos começar esse ano com o pé direito e, logicamente, as expectativas sempre são as melhores. Escolhemos realizar a primeira ação aqui na igreja, porque é um dia muito movimentado e a procura está sendo excelente nessa parceria firmada há bastante tempo”, explicou a assistente social do Hemopa, Camila Medina.
A expectativa da primeira ação do ano era coletar mais de 50 bolsas de sangue ao longo do dia. “Essa é uma média de bolsas que costumamos arrecadar todas as vezes que estamos realizando a ação itinerante aqui na igreja. Mas como hoje é a primeira novena do ano, ficaríamos muito felizes se as doações ultrapassassem bastante esse número. Afinal, viemos de um período festivo no qual muito se fala de solidariedade e de amor ao aproximo”, disse.
Há mais de dez anos, Francinete Lima, 44, é doadora de sangue. Ela afirma que as campanhas itinerantes são ótimas para quem quer fazer sua doação, mas não dispõe de muito tempo para se deslocar até um posto de coleta do Hemopa. “Essa iniciativa facilita demais, porque sabemos que no dia a dia é um pouco complicado. E quando está aqui pertinho da gente na comunidade, fica bem mais acessível e viável vir rapidinho prestar essa
solidariedade”, comentou.
Eder Carlos, 47, estava na fila esperando sua vez para fazer a triagem na doação de sangue. Essa seria a primeira vez que estenderia o braço para ajudar a salvar outras vidas, por meio da doação. “Já tive um amigo que precisou de sangue e naquele momento vi a importância de ser doador. Naquele tempo eu não pude ajudar, mas hoje estou tendo a oportunidade e se der tudo certo na triagem, vou doar com muita alegria”, afirmou o voluntário.
Hoje e amanhã, o Hemopa segue com o calendário da Campanha Externa em Belém. Dessa vez, a Unidade Móvel de coleta de sangue vai estacionar na Presidente Vargas, em frente ao Banco do Brasil, para receber os doadores das 8h às 14h.
CRITÉRIOS
COMO SER UM DOADOR
l Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 somente com algum responsável legal);
l Pesar mais de 50 quilos;
l Estar bem alimentado (não pode estar de jejum);
l Dormir pelo menos seis horas nas 24h anteriores à doação;
l Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
l Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
l Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue dois dias após cada dose, para quem recebeu a Coronavac, e sete dias para as demais.
PONTOS DE DOAÇÃO
l Shopping Pátio Belém. De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30.
l Sede do Hemopa (travessa Padre Eutíquio, 2109). De segunda a sexta, das 7h30 às 18h. Sábado, das 7h30 às 17h.
l Posto Castanheira. De segunda a sexta, das 7h30 às 18h. E sábado, das 7h30 às 17h.