O governador do Pará, Helder Barbalho, está embarcando para Londres, na Inglaterra, onde terá um encontro com o rei Charles III. Convidado pelo monarca, Helder vai integrar um grupo seleto de personalidades mundiais que se destacam pela defesa do meio ambiente e por um planeta mais sustentável.
O Rei Charles III vai receber no Palácio de Buckingham, em Londres, na próxima sexta, 17, lideranças mundiais e ativistas que atuam em apoio à ação global sobre a biodiversidade.
Por conta do compromisso no exterior, o governador assinou o termo de transmissão de cargo provisório repassando o comando do Governo à vice, Hana Gahssan, que responderá assume as funções até esta sexta-feira, 17. O termo de transmissão do cargo foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, nesta quarta, 14.
Charles III vai promover um evento de apresentação de ações desenvolvidas pelo setor privado e terceiro setor, entre outros, para governos, lideranças mundiais e sociedade civil. O objetivo é que juntem esforços para colocar em prática o que foi acordado no documento Kunming-Montreal Global Biodiversity Framework.
Elaborado durante a 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, que aconteceu na cidade de Montreal, Canadá, o documento elenca um amplo plano que inclui quatro objetivos e 23 metas a serem alcançadas até 2030.
Sobre o convite feito pelo Rei da Inglaterra ao governador do Pará, o site de notícias Radar, da revista Veja destacou: “Enquanto Charles é conhecido há décadas como um monarca “ambientalista” — com longa trajetória de apoio a iniciativas “verdes”, como agricultura orgânica e conservação florestal –, Barbalho tem sido um dos mandatários brasileiros mais ativos na defesa ao desenvolvimento sustentável da Amazônia”.