MEDIDA

Helder revoga lei e busca diálogo para nova legislação da educação indígena no Pará

Governador Helder Barbalho revoga lei 10.820/2040 e busca diálogo para nova legislação da educação indígena no Pará.

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Governador Helder Barbalho revoga lei 10.820/2040 e busca diálogo para nova legislação da educação indígena no Pará.
Governador Helder Barbalho revoga lei 10.820/2040 e busca diálogo para nova legislação da educação indígena no Pará.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou em suas redes sociais na tarde desta quarta-feira, 5, que assinou um termo de compromisso para a revogação da lei de número 10.820/2040, destacando o diálogo pela construção de uma nova legislação específica para a educação indígena do Pará.

‘Em todos os momentos, sempre deixamos claro que 100% das aulas seriam presenciais para todas as comunidades indígenas. Vamos juntos levar educação de qualidade por todo o Pará’, declarou o governador.

Representantes do governo estadual, Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e de entidades sindicais se reuniram nesta quarta-feira, na Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), para a elaboração de documento firmando acordo de revogação da nova lei estadual do Magistério (10.820/2024) em paralelo à desocupação do prédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O entendimento deu-se após uma reunião, realizada na sede da Alepa na tarde desta terça-feira, 4, mediada pelo presidente da Alepa, deputado “Chicão” (MDB), que junto com as deputadas Maria do Carmo (PT), vice-líder do governo, Eraldo Pimenta (MDB) e Lívia Duarte (PSOL), recebeu uma comissão de lideranças do movimento que ocupa a Seduc desde o dia 14 de fevereiro em protesto à nova legislação.

Diante das reivindicações apresentadas e do pedido para que Chicão intermediasse o impasse junto ao governador, o presidente do Legislativo Estadual propôs a reunião da Seplad para um acordo de garantias entre as partes, o que foi aceito pelos presentes. A partir da revogação da lei 10.820/2024, a expectativa é de que seja criada uma comissão, com as mesmas representações da reunião, para a elaboração de uma nova legislação para a educação pública, abrangendo e incluindo a educação de indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.