Luiza Mello
O governador Helder Barbalho (MDB) reforçou que uma das prioridades em seu segundo mandato será pelo fortalecimento das atividades do agronegócio no Pará. “É fundamental que possamos construir a agenda que este segmento e que este Estado necessitam. Todos devemos estar unidos em torno do Pará e das oportunidades que este Estado oferece”, disse o governador ao participar do evento de encerramento do 58° Encontro Ruralista, organizado pelo Sistema Faepa/Senar/Fundepec e sindicatos representantes do setor.
Helder frisou ainda seu compromisso em ampliar as ações previstas no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) que têm como meta combater o desmatamento e reduzir a emissão de gases. “Agora que acabou a eleição, todos nós estamos juntos, seja pelo Estado, seja por este segmento, e temos, juntos, o desafio de fazer com que o Pará e o Brasil deem certo. É fundamental que possamos construir a agenda que este segmento e que este Estado quer. Todos devemos estar unidos em torno do Pará e das oportunidades que este Estado oferece. Apoiei o presidente que venceu a eleição e eu tenho total consciência de que posso colaborar, sendo um interlocutor com o setor e, também, trazendo obras e benefícios para o Pará”, destacou.
Durante o evento, o presidente do Sistema Faepa/Senar/Fundepec/Sindicatos, Carlos Xavier entregou ao governador uma moção de agradecimento pela “louvável iniciativa do Governo na criação do 1° Batalhão de Policiamento Rural com sede em Marabá”. Xavier também entregou uma série de solicitações do setor referentes a várias ações que serão efetivadas em prol do desenvolvimento do agronegócio no Estado, em uma parceria do governo estadual com o sistema Faepa, e fez a entrega de acordos de cooperação técnica e relatórios de atividades efetivadas pelo Sistema.
Em seu pronunciamento, o governador destacou que as ações de combate às invasões de terra no Estado serão mantidas, bem como a proposta de cada vez mais atuar para manter a floresta em pé. “Enquanto eu for governador do estado, não haverá qualquer surpresa com relação à segurança de propriedade”, reiterou. “Durante todo o meu mandato, não houve nenhuma reintegração de posse, que houvesse determinação da Justiça, que não tivesse sido cumprida. Não houve nenhuma invasão, que com menos de 24 horas, a Polícia Militar e Polícia Civil não estivesse lá para desfazer a ocupação, inclusive, cumprindo os prazos legais. E assim vamos continuar fazendo”, disse. “Acho que quem tem direito, tem direito. E nós não podemos mudar esse pensamento”, afirmou Barbalho.
Além de confirmar a entrega do Batalhão de Policiamento Rural de Marabá, o governador informou que o próximo a ser entregue será no município de Castanhal, e que o cronograma de entregas está mantido para outras localidades. Helder lembrou que o objetivo desses novos batalhões é garantir mais segurança para o setor produtivo do Estado. Ele também entregou nove certificados de conclusão de cursos para participantes do 1° curso de Meliponicultura inclusivo voltado ao público surdo.