'SERÁ EM BELÉM'

Helder reafirma realização da COP30 em Belém: “Essa é uma decisão definitiva”

Durante o Fórum de Lisboa, governador do Pará afirmou que decisão da ONU é definitiva e que cidade terá estrutura necessária para receber o maior evento ambiental do mundo.

Helder reafirma realização da COP30 em Belém: “Essa é uma decisão definitiva” Helder reafirma realização da COP30 em Belém: “Essa é uma decisão definitiva” Helder reafirma realização da COP30 em Belém: “Essa é uma decisão definitiva” Helder reafirma realização da COP30 em Belém: “Essa é uma decisão definitiva”
Segundo o chefe do Executivo paraense, não há mais espaço para dúvidas quanto à escolha da cidade-sede da COP30
Segundo o chefe do Executivo paraense, não há mais espaço para dúvidas quanto à escolha da cidade-sede da COP30. Foto: Divulgação

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), declarou nesta quinta-feira, 3, durante participação no Fórum de Lisboa, que está definitivamente confirmada a realização da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, marcada para novembro de 2025. A fala ocorre em meio a questionamentos de algumas delegações internacionais sobre a infraestrutura da capital paraense e os altos custos com hospedagem.

Segundo o chefe do Executivo paraense, não há mais espaço para dúvidas quanto à escolha da cidade-sede da COP30. “Essa é uma matéria vencida. A COP será em Belém”, afirmou enfaticamente, afastando rumores de uma possível transferência do evento para outra localidade.

Hospedagem garantida e navios-hotel

Ao ser questionado por jornalistas sobre as reclamações relacionadas à rede hoteleira e à elevação dos preços das diárias, o governador destacou que a oferta de leitos está assegurada. Ele também revelou que o governo federal irá contratar navios de cruzeiro para servir como hotéis flutuantes, o que aumentará a capacidade total de hospedagem da cidade para cerca de 50 mil leitos. “Estamos trabalhando com as mais diversas estratégias e perfis de acomodação”, destacou.

Acesso fluvial e logística

Outra preocupação levantada por críticos foi a navegabilidade do rio Guamá para embarcações de grande porte, necessárias para o funcionamento dos navios-hotel. Helder respondeu com firmeza que estudos técnicos, incluindo batimetrias, já foram realizados e atestam a viabilidade do projeto. “Não há qualquer dúvida quanto à capacidade do rio para receber essas embarcações”, garantiu.

ONU mantém decisão de realizar COP30 na Amazônia

Sobre manifestações de delegações internacionais que cogitam boicotar o evento ou solicitar sua transferência, o governador foi direto. “Esta decisão está tomada. As Nações Unidas reconhecem todos os investimentos que estão sendo feitos e, principalmente, valorizam a escolha de realizar o maior evento ambiental do planeta em plena floresta amazônica”, reforçou.