O governador Helder Barbalho acompanhou, na tarde desta quinta-feira (03), a solenidade de posse do advogado Cristiano Zanin no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O evento foi realizado durante sessão solene no Plenário do STF, em Brasília.
A cerimônia de posse durou cerca de dez minutos e foi acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de outras autoridades.
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado, Zanin poderá ficar no cargo até completar 75 anos, idade limite para aposentaria compulsória. Cristiano Zanin tem 47 anos. Zanin fez o juramento de cumprir a Constituição e, após a leitura pelo diretor-geral do STF, o termo de posse foi assinado, e o novo ministro declarado empossado pela presidente do tribunal, ministra Rosa Weber.
Como de praxe nas cerimônias de posse de ministros da Corte, o novo ministro não discursou, mas após o evento recebeu os anfitriões para tirar fotos e receber os cumprimentos.
Cristiano Zanin nasceu em Piracicaba (SP) em 15 de novembro de 1975 e graduou-se, em 1999, pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É casado com a também advogada Valeska Teixeira Zanin Martins e é pai de três filhos.
Após a indicação para o cargo, pelo presidente Lula, Zanin passou por sabatina e teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e confirmado pelo plenário, em 21 de junho. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 5 de julho.