Pará

Helder é reeleito com mais de 3 milhões de votos

Foto: Wagner Almeida/Diário do Pará
Foto: Wagner Almeida/Diário do Pará

Luiza Mello

O governador Helder Barbalho foi reeleito para comandar o Pará nos próximos quatro anos. Com mais 70% dos votos válidos, Helder obteve 3 milhões de votos. Sua vitória é a maior proporcionalmente entre todos os candidatos a governos de estado em todo o país. É um feito inédito na história política do Estado, já que nenhum outro candidato ao Governo, desde o período da democratização do país, conseguiu a vitória no primeiro turno das eleições. Neste novo mandato, o governador vai concentrar esforços na promoção do desenvolvimento econômico a partir de projetos que sejam ambientalmente sustentáveis e que ampliem a justiça social para a população.

Na proposta ambiental será priorizado o Plano Estadual Amazônia Agora, que inclui propostas para setores ligados ao meio ambiente, sustentabilidade, regularização fundiária, entre outros. Um dos principais pontos do plano é incrementar a bioeconomia com a criação de um Parque de Bioeconomia e Inovação em Belém. Nessa proposta, que inclui projetos de ciência e tecnologia, será criado um espaço de inovação para financiar pesquisas entre os setores científico-tecnológicos, povos tradicionais, iniciativa privada, sociedade civil e poder público.
O plano de trabalho de Helder Barbalho prevê, na área da saúde, a conclusão dos hospitais regionais em Tucuruí, Ourilândia do Norte, Oriximiná e Rio Maria. O plano inclui ainda a ampliação das estruturas dos hospitais regionais já existentes e a finalização da obra do Hospital do Leste, em Paragominas.
Para garantir mais investimentos no Estado, o governador Helder conseguiu promover o equilíbrio das contas públicas. Recentemente, a Secretaria do Tesouro Nacional registrou uma nota A na avaliação final referente ao equilíbrio fiscal estadual o que permitiu que fosse finalizada a operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Com a entrada de investimento no valor de US$ 100 milhões, o governador vai executar neste segundo mandato, o Projeto de Desenvolvimento de Saneamento do Pará (Prodesan), cujo objetivo é melhorar as condições de saúde da população da região metropolitana da capital, especificamente dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.
O projeto tem como meta melhorar as condições de saúde da população da Região Metropolitana de Belém, especificamente os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. O programa vai fazer a ligação de cerca de 407 mil residências com conexões novas ou melhoradas a serviços de água potável, esgoto sanitário e tratamento de águas residuais. Entre a população direta e indireta a ser beneficiada com o projeto estão cerca de 1,5 milhão de pessoas que vivem na RM de Belém (RMB).

O Prodesan Pará é um projeto do governo paraense no Eixo de Saneamento Básico, e vai contribuir, de forma indireta, para a redução das desigualdades socioeconômicas no âmbito regional, com geração de emprego e renda, e para a melhoria da qualidade de vida da população paraense.

Na área de segurança pública, o governador anunciou que, entre outras ações, pretende contratar cerca de seis profissionais da área para ampliar as ações que garantiram ao Pará ser o segundo estado brasileiro a reduzir as taxas de mortes violentas intencionais (MV!).
Com 20% de redução, quando comparados com dados de 2019, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Estado apresentou melhoras em todos os índices, com diminuição de ocorrências de homicídios dolosos; latrocínios, e lesões corporais seguidas de morte; feminicídios; e mortes decorrentes de intervenção policial. Na área da educação, o governador reeleito vai dar ênfase à ampliação do número de escolas sob supervisão militar, entre outras ações.