Helder é o governador mais bem avaliado do Brasil

A programação de posse do governador reeleito Helder Barbalho (MDB), e da vice-governadora Hana Ghassan (MDB), começa ainda neste sábado, 31 de dezembro, com a celebração de uma missa. Foto: Divulgação
A programação de posse do governador reeleito Helder Barbalho (MDB), e da vice-governadora Hana Ghassan (MDB), começa ainda neste sábado, 31 de dezembro, com a celebração de uma missa. Foto: Divulgação

Segundo reportagem do colunista José Roberto de Toledo, colunista do Portal UOL, entre os candidatos à reeleição a cargos executivos neste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece como o mais mal avaliado de todos, com saldo negativo de 12 pontos, entre 31% que consideram seu governo como ótimo/bom menos 43% dos que o avaliam como ruim/péssimo. 

O UOL e o colunista tomaram como parâmetro as pesquisas do Ipec realizadas em todo o País recentemente. O Ipec é um instituto de pesquisas criado por ex-executivos do Ibope.

Na média geral, os 27 governadores possuem saldo positivo bem maior em relação a Bolsonaro, 17%. Além disso, outro detalhe verificado na análise, revela que o presidente e candidato à reeleição tem o dobro de ruim/péssimo comparado aos governadores, 43% a 21% (considerando a média dos 27 governantes). E 25 deles têm saldo melhor que Bolsonaro e outros 22 apresentam ainda saldo positivo. Bolsonaro só perde nesse quesito para dois governadores, que não são candidatos à reeleição.

Helder tem 82,4% dos votos válidos e venceria no 1º turno

Os resultados, segundo o colunista, indicam que Bolsonaro perdeu a guerra declarada aos governadores durante a pandemia da Covid-19, quando tentou debitar na conta dos governantes as mortes em excesso e a crise econômica no País.

Outro detalhe interessante: dos governadores candidatos à reeleição, 39% deles têm intenção de voto, contra 32% de Bolsonaro e dez deles têm chances claras de se reeleger no primeiro turno.

Segundo o UOL, com base no Ipec, o governador mais bem avaliado do Brasil é Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, com 44 pontos de saldo positivo: 55% de ótimo/bom e 11% de ruim/péssimo. Helder lidera com folga a corrida eleitoral com 65% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa encomendada pela TV Liberal e publicada neste sábado, 3. O segundo colocado, o senador Zequinha Marinho (PL), aliado de Bolsonaro, aparece com 13%. Considerando os votos válidos, Helder teria 77% contra 15% de Zequinha, e garantiria a vitória já no primeiro turno. 

Tebet em Belém: “Somos a única via capaz de unir o Brasil”

A liderança do governador na corrida é reforçada ainda pela pesquisa do Instituto Acertar, encomendada pelo DIÁRIO DO PARÁ, publicada na edição deste domingo. Helder tem  68,9% das intenções de voto no cenário estimulado – quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, seguido por Zequinha Marinho é o segundo colocado, com 10,2% das citações. Na soma dos votos válidos, Helder dispara: 82,4% contra 12,3% de Marinho. O Instituto ouviu 1.200 pessoas entre 26 e 29 de agosto deste ano, e a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. 

RANKING IPEC

10 GOVERNADORES MAIS BEM AVALIADOS – AGOSTO DE 2022 

1 – HELDER Barbalho (PA) – saldo de 44 pontos 

2 – RENATO Casagrande (ES) – saldo de 43 pontos 

3 – RATINHO Júnior (PR) – saldo de 39 pontos 

4 – RONALDO Caiado (GO) – saldo de 35 pontos 

5 – MAURO Mendes (MT) – saldo de 34 pontos 

6 – ROMEU Zema (MG) – saldo de 34 pontos 

7 – GLADSON Cameli (AC) – saldo de 32 pontos 

8 – REINALDO Azambuja (MS) – saldo de 31 pontos 

9 – WANDERLEI Barbosa (TO) – saldo de 29 pontos 

10 – PAULO Dantas (AL) – saldo de 27 pontos 

FONTE: A partir dos dados do Ipec