Pará

Helder decreta luto oficial no Pará por 3 dias por morte de Pelé

O Pará está em luto oficial por Pelé por três dias. Foto: Ricardo Stuckert/CBF
O Pará está em luto oficial por Pelé por três dias. Foto: Ricardo Stuckert/CBF

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), decretou luto oficial de três dias no Estado em homenagem a Pelé, que morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos. O decreto foi publicado em edição extra no Diário Oficial do Estado e conta a partir de hoje.

‘O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARÁ, no uso das atribuições que lhe são
conferidas pelo art. 135, inciso V, da Constituição Estadual, e Considerando o falecimento do senhor EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, PELÉ, “Rei do Futebol”, e;
Considerando, o justo reconhecimento pelo exemplo e pela contribuição legada a todos os brasileiros,
DECRETA:
Art. 1o Luto Oficial em todo o Estado do Pará, pelo período de 3 (três) dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento do senhor EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, PELÉ, ex-jogador, reconhecido como “Rei do Futebol”.

O maior atleta de todos os tempos morreu em decorrência de falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon, segundo o hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Pelé começou a carreira em 1956 e jogou até 1977. Fez 1.283 gols da carreira e acumulou cinco títulos mundiais -dois pelo Santos e três pela seleção brasileira.

Pelé foi eleito o “Atleta do Século” em 1980 pelo jornal francês L’Équipe. O rei do futebol, como ficou conhecido, venceu as Copas de 1958, 1962 e 1970. Na primeira, com apenas 17 anos, foi um dos principais destaques da seleção.

Na seguinte, se machucou no início da competição e o craque do time foi Garrincha. Em 1966, se lesionou mais uma vez e teve uma participação tímida na Copa. Em 1970, porém, foi o grande craque da equipe que deu o tricampeonato para o Brasil.