Pará

Helder confirma 300 ônibus com ar-condicionado neste semestre para a RMB

Os ônibus chegarão ao Pará neste semestre
Os ônibus chegarão ao Pará neste semestre

O governador Helder Barbalho e a vice-governadora, Hana Ghassan, visitaram a fábrica da CAIO, na cidade de Botucatu, interior de São Paulo, nesta sexta-feira (2). No local são montados os ônibus elétricos e a Diesel Euro que integrarão a frota da região metropolitana.

Ao todo, 300 novos ônibus chegarão para o sistema metropolitano já no primeiro semestre deste ano. Estes veículos foram adquiridos pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) com os descontos viabilizados pelo Governo do Pará por meio da desoneração do setor de transporte.

Todos os veículos terão ar condicionado, wifi, baixa ou nenhuma emissão de gás poluente e acessibilidade. “A estratégia do governo do estado é modernizar o transporte coletivo da Região Metropolitana de Belém para garantir aos usuários uma melhor qualidade no transporte coletivo, garantindo ônibus com redução de emissões de poluentes e conforto para a população. Os ônibus aqui são a diesel com baixa emissão, além dos elétricos, que não tem qualquer emissão”, explica Helder Barbalho.

A vice-governadora Hana Ghassan ressalta a importância de ver esse processo de produção acontecendo e mostrando para população mais esse avanço no desenvolvimento da capital, já visando a COP 30, que acontece em Belém, no próximo ano.

“Ficamos muito felizes em ver os ônibus sendo montados, produzidos, para que cheguem o mais cedo possível para nossa capital e Região Metropolitana. A gente sabe da importância do transporte na vida da população. Agora, com ar-condicionado e Wi-Fi, com certeza a qualidade de vida das pessoas melhora. Aliado a isso, tem a questão ambiental, que é importante porque são ônibus menos poluidores e ajudam também o meio ambiente”, disse a vice-governadora.

A previsão é de que os 300 primeiros veículos, adquiridos pelo Setransbel, sejam entregues ainda no primeiro semestre de 2024. “No primeiro semestre, 300 novos ônibus estão chegando para o sistema metropolitano e, em seguida, no segundo semestre, os ônibus elétricos para o sistema BRT, que se juntarão com as obras que também estarão ficando prontas”, detalhou o governador.

Frota – Na fábrica da CAIO serão produzidos três modelos com motores dianteiros e traseiros, que emitem menos ruídos, além dos elétricos. Todos os veículos adquiridos possuem acessibilidade, sendo equipados com elevadores e poltronas destinadas a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e cão-guia. Além disso, ainda possuem sistema de ar condicionado, wifi, iluminação de LED, poltronas estofadas, microcâmeras, catraca eletromecânica, validador eletrônico e janelas com vidros de borracha que permitem um maior conforto térmico.

Todos os ônibus possuem tecnologia de ponta que contam com telemetria, que pode gerenciar a frota e limitar a velocidade, além do botão do pânico, visando a segurança dos usuários e trabalhadores.

“Esses lotes de veículos são de última tecnologia. No caso da Telemetria, ela ajuda na preservação do veículo em utilização para o passageiro, além dos custos de manutenção porque você tem a possibilidade de rever antes de dar problema a condição de necessidade de manutenção. Assim como, no caso do elétrico, possibilita também toda a telemetria das cargas de bateria, que em média dura 250 quilômetros, dependendo do piso a ser utilizado e a carga de passageiros. O Botão do Pânico também é mais um equipamento de segurança que pode ser acionado em casos de assaltos, assédios ou qualquer outra situação de perigo”, explica Wilson Cavalari, diretor industrial da CAIO.

O diretor industrial também falou sobre a satisfação da empresa em produzir os veículos e entregar essa nova frota para Belém. “Para nós é uma satisfação muito grande, por ter um pedido significativo que vai agregar muito para a população e os usuários de Belém”.

Modelos dos ônibus que circularão em Belém

Apache Vip – Veículo de motor dianteiro, tendo como principal característica a durabilidade e a tecnologia. Todos os carros desse modelo tem capacidade para 81 pessoas.

Millennium – Modelo com motor traseiro, idealizado para operar em centros urbanos e corredores de ônibus. A capacidade é para 94 pessoas.

Governador Helder e a vice Hana visitaram fábrica dos ônibus elétricos em SP