A primeira pesquisa do Instituto Acertar após o primeiro turno em Belém revela uma expressiva liderança do candidato do MDB, Igor Normando, que detém quase o dobro dos votos válidos do segundo colocado. Com uma semana restante para as eleições, Normando apresenta 64% da intenção de votos, enquanto Éder Mauro (PL) alcança 36%, resultando em uma vantagem de 28 pontos percentuais.
Gestões Helder e Lula avaliadas
A pesquisa também avaliou a opinião dos moradores de Belém sobre o segundo mandato do governador Helder Barbalho (MDB), onde 80% consideram sua gestão positiva, 5% regular e 14% negativa. Em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sua aprovação é de 53%, com 39% de avaliação negativa, apresentando uma queda de 3 pontos percentuais em comparação à pesquisa anterior.
Metodologia
Realizada entre 14 e 17 de outubro, a pesquisa entrevistou 840 pessoas, com margem de erro de 3,5% e nível de confiança de 95%. O registro da pesquisa está disponível no TSE e TRE/PA, sob o número 02916/2024, e foi contratada pelo Diários do Pará Ltda.
A coleta de dados foi realizada pessoalmente, em domicílio, utilizando questionários digitais em tablets, permitindo a gravação de áudio, localização e acompanhamento das entrevistas em tempo real. A pesquisa foi registrada conforme as normas legais pertinentes.