O governador Helder Barbalho anunciou, nesta quarta-feira (27), a nomeação da advogada Anete Penna de Carvalho para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). Ela foi a candidata mais votada tanto pelos advogados e advogadas do Estado quanto pelos desembargadores da Corte, e passa a ocupar a vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional.
A escolha tem caráter histórico: é a primeira vez, em 92 anos, que uma mulher assume o posto de desembargadora no Pará pela vaga reservada à advocacia. “Nomeio a advogada Anete Penna de Carvalho ao cargo de Desembargadora. Ela foi a candidata mais votada tanto pelos advogados, como pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado. É a primeira vez em 92 anos que uma mulher é escolhida como Desembargadora na vaga que cabe aos Advogados, na Justiça paraense”, destacou Helder Barbalho em publicação nas redes sociais.
Do processo à nomeação
A escolha de Anete é resultado do processo democrático conduzido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) e pelo Tribunal de Justiça. No dia 27, o Pleno do TJPA definiu a lista tríplice do Quinto Constitucional, formada por Anete Penna (23 votos), Roberta Veiga (19 votos) e Hugo Mercês (20 votos).
Anete Penna, que recebeu 3.173 votos da classe na consulta direta à advocacia, celebrou a conquista: “Estou muito feliz. Recebi o resultado da lista tríplice encabeçando a votação e agradeço aos desembargadores por terem respeitado a vontade da nossa classe.”
Com a nomeação de Anete Penna, o Tribunal de Justiça do Pará fortalece a representatividade e marca um capítulo inédito na história da advocacia e da magistratura paraense.