AVALIAÇÃO

Helder Barbalho (MDB) tem aprovação de 70,3% no Pará, aponta pesquisa AtlasIntel

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é aprovado por 70,3% da população paraense, segundo levantamento do instituto AtlasIntel.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é aprovado por 70,3% da população paraense, segundo levantamento do instituto AtlasIntel
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é aprovado por 70,3% da população paraense, segundo levantamento do instituto AtlasIntel

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é aprovado por 70,3% da população paraense, segundo levantamento do instituto AtlasIntel divulgado nesta quinta-feira, 17 de julho. A pesquisa ouviu 2.214 pessoas entre os dias 7 e 14 deste mês.

De acordo com os dados, 58,4% dos entrevistados avaliam o governo de Helder como ótimo ou bom. Outros 28% consideram a gestão regular, enquanto 13,6% a classificam como ruim ou péssima.

Na disputa pelo Palácio dos Despachos em 2026, a vice-governadora Hana Ghassan (MDB), apoiada por Helder, aparece na frente das intenções de voto em um dos cenários testados, com 33,4%.

Cenário eleitoral no estado

Em um segundo cenário avaliado pela Atlas, Hana tem 31% das intenções de voto. O ex-deputado federal Paulo Rocha (PT) aparece com 12,4%, seguido pelo deputado estadual Rogério Barra (PL), com 6,3%.

Disputa presidencial

O levantamento também aferiu as preferências do eleitorado para a eleição presidencial de 2026. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 45,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 25,5%.

Ciro Gomes (PDT) tem 6,4%; Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, aparece com 3,6%. Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul, e Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, registram 2,8% cada. Já o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), foi citado por 2,3% dos entrevistados.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.