Pará

Helder Barbalho abre XI Fórum TCE-PA com destaque à sustentabilidade

Arcabouço legislativo desenvolvido pelo executivo paraense para o enfrentamento das emergências climáticas foi destacado positivamente pelos membros do Tribunal de Contas do Estado. Foto: Marco Santos/Ag. Pará
Arcabouço legislativo desenvolvido pelo executivo paraense para o enfrentamento das emergências climáticas foi destacado positivamente pelos membros do Tribunal de Contas do Estado. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Na manhã desta quinta-feira, 20, o governador Helder Barbalho ressaltou as ações em prol do meio ambiente em seu discurso na abertura do XI Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, realizado em Belém. O evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará abordou o tema “Sustentabilidade e Novas Tecnologias: O Atual Modelo de Desenvolvimento” e reúne especialistas nacionais e internacionais que destacaram de forma positiva a legislação estadual de proteção e educação ambiental.

Conforme o governador, Helder Barbalho, o Governo do Estado intensificou as ações de comando e controle para coibir danos ambientais e de intensos investimentos em pacotes de ações para o crescimento de uma economia cada vez mais verde e voltada para o bem-estar social de todas as populações presentes no território paraense.

“Avançamos na política estadual de mudanças do clima para reduzir emissões, que vão combater ilegalidades ambientais, combater o desmatamento, garimpo ilegal, construir novas políticas econômicas, com bioeconomia, com pagamento por serviços ambientais, com política de reflorestamento, com concessões florestais, com o mercado de carbono que permita a repartição destas receitas com comunidades tradicionais, com comunidades quilombolas, com comunidades indígenas, com comunidades extrativas, com a agricultura familiar, para que com isto a gente consiga agregar valor e fazer com que a floresta viva possa valer mais do que floresta morta”, defendeu o chefe do Executivo paraense.

A temática do encontro, de unir sustentabilidade com novas tecnologias, também foi destacada pelo governador. Frisando que os olhos do mundo se voltam para a floresta Amazônica e ao que é feito no Pará, Helder ressaltou o desejo de que outros possam seguir o exemplo defendido no Pará, de uma política mais verde e com atenção para sociedade.

O Fórum, criado há mais de 10 anos, mantém como foco a promoção e evolução constante das ações de fiscalização das instituições públicas. Ideia reforçada pela presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes, ao ressaltar a evolução tecnológica presente.